Falamos com Brunno Meireles, um dos arquitetos do atelier brasileiro Meireles e Pavan.
Descubra um pouco mais sobre a arquitetura brasileira pelas palavras deste jovem talento.
- Como nasceu o atelier?
Eu (Brunno Meireles) e o André Pavan frequentamos a faculdade juntos em São Paulo e fizemos o mestrado em Barcelona, na Universidade Politécnica da Catalunia. Após a conclusão do curso, iniciamos o projeto de uma residência no litoral norte de São Paulo onde, após a conclusão do mesmo, demos continuidade a outros projetos que foram surgindo.
- Que tipo de projetos fazem?
Fazemos projetos de todas as áreas, residencial, comercial e corporativa, sempre tendo em mente soluções sustentáveis para execução.
- Fazem projetos desde a construção ao design e a decoração?
Sim, tentamos incluir a decoração e a execução de alguns móveis de design justamente para, desta forma, compor um projeto arquitetónico bem elaborado.
- Em que obras de inspiram?
Gosto muito da arquitetura japonesa e minimalista.
- Qual é o vosso arquiteto favorito?
Gosto muito do Tadao Ando, do John Pawson, entre outros…
- Lembra-se do seu primeiro projeto?
Fiz uma pequena loja de carteira para um amigo em São Paulo.
- Em que consiste o processo criativo de criar um projeto de raiz?
Acredito que, independentemente de qualquer projeto, a solução inteligente respeitando o entorno e viabilizando uma arquitetura sustentável é o mais importante para se produzir um “projeto de raiz”.
- Se pudesse construir um projeto sem restrições, o que faria?
Provavelmente deixaria o local e o entorno do projeto dar-me todas as informações necessárias para a criação e execução do mesmo.
- Para além do Brasil, em que outros países gostaria de ter obras suas?
Em países onde se tem a maior necessidade de criar uma boa arquitetura para o desenvolvimento humano, como países africanos ou do Médio Oriente.
- O que veem para o futuro do vosso ateliê?A expansão de novos projetos para locais com maior necessidade e a implementação de uma maior preocupação sustentável para os nossos clientes, criando assim uma gama de projetos não só com design arrojado, mas também com consciência ambiental!
Contato
Rua Francisco Farel | 223 Pinheiros | São Paulo 05436 – 070
[email protected]