Alexandre Caldas, da empresaAROUNDtheTREE
Em que consite a AROUNDtheTREE?
AROUNDtheTREE é uma marca Portuguesa de design de mobiliário exclusivo que nasceu em 2013.
Como nasceu?
AROUNDtheTREE , Nasceu dia 21 Março 2013 ( Dia da Arvore) com o objectivo de fazer a diferença a nível mundial, de criar tendências através do nosso design . Em maio foi nomeada para product design award 2013 em Londres com a PORTUGUESE ROOTS CHAIR, em 2014 ganhou o prémio Silver award pela A’Design Award e no mesmo ano foi convidada para fazer parte da exposiçãoo permanente do MUDE ( MUDESU NACIONAL DO DESIGN ) ao lado de nomes como Charles Eames com uma vida história, algo que nos orgulhamos muito.
AROUNDtheTREE é uma empresa familiar e tudo começou com a Soraia Rangel e Alexandre Caldas , casados .. O Alexandre com uma vasta experiência na área do mobiliário e design do mesmo com mais de 25 anos de experiência e Soraia Rangel com o marketing e publicidade a correr-lhe nas veias , sua área desde de sempre de formação.
A tradição está muito latente no vosso trabalho, procuram melhorar peças já existente ou apenas traze-las para o novo dia-a- dia?
A tradição em que nos apoiamos é maioritariamente no conceito de produção , no know how dos artesãos nacionais e nas técnicas de manuseamento e encaixe ( emalhetado das madeiras ) e não nos design .
A cadeira Portuguese Roots é uma exceção devido à ligação muito pessoal com o Designer Alexandre Caldas.
Como funciona a criação de uma peça na AROUNDtheTREE? Qual é o processo criativo?
A AROUNDtheTREE tenta sempre pensar no design de forma funcional e construir as suas peças explorando as capacidades da madeira .
Naturalmente pensamos numa peça que nos faz sentido e que pode melhorar o bem estar do seu utilizador e sempre inspirada no universo que rodeia a Árvore ( desde a própria árvore , até animais , insectos e plantas que vivam em arredor da árvore )
Como escolhem os seus materiais?
Até agora o ADN da Marca apoia-se em materiais que rodeiam o espaço de uma Árvore , como é a madeira e a cortiça , contudo , devido à abertura a projetos personalizados de arquitetura e decoração , temos tido solicitações para variados materiais personalizados por indicação de clientes e porque posicionamo-nos não só como fornecedores mas sim parceiros.
Consideram que o mercado Português estava preparado para este produto?
Sem dúvida que sim , mas reconhecemos que devido aos materiais aplicados e à qualidade de excelência e acabamento , não é acessível a todos os clientes .
Existe ainda uma outra barreira muito importante que tem sido quebrada , como é o reconhecimento internacional que ajuda depois à aceitação / reconhecimento no mercado nacional , infelizmente ainda nos dias de hoje.
De onde partiu a ideia de recriar a tão famosa cadeira Gonçalo?
Era uma ideia que acompanhava o designer da marca Alexandre Caldas durante muitos anos . Tentar valorizar o design da cadeira de forma a obter um lugar de topo a nível Mundial . Agora a Cadeira reconhecida internacionalmente chama-se PORTUGUESE ROOTS CHAIR.
A reinterpretação da cadeira portuguesa em madeira nobre com o tecido de cortiça natural , elevou sem dúvida o seu reconhecimento e valorização, acabando por chamar a atenção internacional para a versão original também .
A ideia original era criar uma peça mais “quente “ e capaz que integrar
projetos de interior ( para além das tradicionais esplanadas ) . Esta missão foi atingida , uma vez que muito pouco tempo depois do seu lançamento , a mesma está presente em restaurantes, lojas e Hoteís em cidades como Nova York , Singapura , Santorini , Zurich, Londres, Toronto , Madrid , Paris, Moscovo, Berlim, entre outras .
Em que tipo de ambiente a imaginam melhor?
Sem duvida que em ambientes de luxo interior nomeadamente colecionadores de arte, hotéis luxo, entre outros. Gostamos de a imaginarem espaços humanos e requintados … a escolha das madeira e os padrões de cortiça também ajudam a colocar as peças em projetos com ambientes mais requintados e valorizados pelos seu promotores, pois são únicos e exclusivos.
Qual é a peça mais conceituada?
Sem dúvida a Portuguese Roots Chair . Porque tem uma história muito rica e interessante … para além de ser uma peça que projeta Portugal para ao mundo do design de mobiliário internacional .
É uma peça que vai ajudar sem dúvida o reconhecimento de Portugal em relação ao design mundial, essa será sempre a nossa responsabilidade, produzir todos os nossos produtos numa qualidade e precisão extrema .
No futuro, onde vêm a AROUNDtheTREE?
A AROUNDtheTREE é uma marca Global e com grande sentido de raízes , pelo que acreditamos vir a ser uma referência no design internacional .
No futuro , a AROUNDtheTREE será uma marca que deixará a sua influência internacional e não deixará indiferente aqueles que se cruzarem com ela.
Hoje já está presente no MUDE , no Design Center no Funchal no futuro , estará presente nos museus e galerias mais influentes do globo , assim como parte integrante nos melhores projectos a nível mundialRestaurantes , Hoteis , e mesmo em casas particulares, pelas mãos dos arquitectos e interior designers mais influentes do mundo …
Para nós cada cliente é um cliente muito especial . E nos projectos … somos mais que puros fornecedores , somos parceiros de negocio.
CURIOSIDADES :
Quem está na foto conosco é o Mestre SERAFIM, mestre serralheiro do
tão conhecido Gonçalo Rodrigues dos Santos, hoje com 83 anos Mestre
Serafim sente-se muito orgulhoso pelo trabalho feito pela
AROUNDtheTREE tentando sempre ajudar no que pode e com o sentido
de dever cumprido vendo agora a história finalmente agora ser contada
aos 4 cantos do mundo e principalmente em Portugal que muitos
desconheciam. Por isso também o nosso posicionamento FROM
PORTUGAL TO THE WORLD .