A ceramista de renome internacional Pascale Girardin esteve em Las Vegas na HD Expo, a principal vitrine de design de hotelaria da América do Norte.
Girardin é mais conhecida pelas suas instalações arquitetónicas compostas de centenas ou mesmo milhares de peças criadas individualmente que se agrupam em composições de grandes dimensões. O seu trabalho pode ser encontrado em todo o mundo em espaços comerciais de luxo, restaurantes e hotelaria, para clientes como o Four Seasons, The Peninsula, Nobu e Harry Winston.
Para a HD Expo deste ano no Mandalay Bay, a artista revelou uma nova instalação original que assumiu a forma de uma alcova luxuriante. A Bloom foi montada exclusivamente para o evento usando plantas cerâmicas suspensas, vidradas, não vidradas e douradas, contra um cenário verdejante. Dentro do stand, os visitantes também poderam explorar as obras de arte pessoal de menor escala de Girardin. Cada uma das suas peças barro únicas são feitas à mão e embelezados com pinceladas matizadas cuja coloração evoca tonalidades ricas em pedra, água e areia.
Aqui, Girardin criou a ilusão de flores silvestres à deriva num vento suave, evocando a vegetação austera do deserto de Mojave. Cada uma das cerca de 500 flores, pétalas e folhas, que fluem graciosamente através das três paredes da grande escadaria do hotel, foi criada à mão em porcelana branca delicada, de modo que não há duas peças iguais. Desert Breeze está destinado a ser um ponto focal para o hotel e um cenário fotográfico intemporal para capturar os marcos e comemorações dos hóspedes.
Sobre Pascale Girardin Pascale Girardin (Canadá) contribuiu para o dinamismo da cerâmica contemporânea através das suas instalações arquitetónicas de grande escala. Luxo, harmonia e equilíbrio são as qualidades por excelência que definem as suas obras de arte únicas. Os espaços exclusivos em que ela investe são inspirados pela expressão de forma pura e as suas criações destacam subtilmente o nosso relacionamento essencial com o mundo que nos rodeia. Se as suas obras estão suspensas no ar, enfeitando uma parede ou flutuando na água, elas evocam, sempre, a presença omnipresente e a estrutura orgânica da natureza. Formada em Pintura, o interesse de Pascale Girardin pela arte e pela ciência levou-a a estudar biologia (Université de Montréal), design (Certificado em Tecnologias Digitais, Universidade Concordia) e arte visual (BFA no Studio Art, Concordia University). Era natural que uma personalidade tão multifacetada continuasse a estudar, tendo por isso um Mestrado em Artes Plásticas pela Universidade do Quebeque, em Montreal, com o objetivo de melhorar a sua capacidade de conduzir pesquisas criteriosas e continuar a nutrir o seu trabalho.