Uma casa junto ao lago, 100% ecológica, projetada pelo gabinete de Julia Jamrozik e Coryn Kemspte, CK-JJ
A casa de férias é composta por dois volumes, encaixados um no outro, e que ‘negociam’ a topografia abruta adjacente ao lago onde se localiza. O volume mais pequeno está acomodado na paisagem, permanecendo quase escondido de acordo com a aproximação da casa. O volume superior repousa sobre um suporte de betão e
o volume mais pequeno, resultando numa ponte. Esta estratégia de concentração permite melhor acesso e permeabilidade do lugar e enfatiza a relação entre o edifício e a terra.
O volume superior contém mais espaços públicos e abre-se em direção ao lago, enquanto o volume mais baixo é mais fechado e abriga os quartos. Respondendo à necessidade de acessibilidade dos hóspedes com deficiência, e prevendo a forma como a casa será utilizada no futuro pelos seus usuários, um quarto de estudo / quarto e uma casa de banho acessível fazem parte do plano principal. O teto do volume mais pequeno transforma-se em terraço, o que permite vistas elevadas e uma conexão direta com mais espaços públicos.
As claraboias de inspiração industrial estão pensadas e dispostas por forma a permitir a entrada da luz do norte, evitando um aumento de temperatura, enquanto os painéis solares estão orientados para o sul, para que a casa possa gerar a sua própria energia. A combinação das clarabóias verticais e da fachada envidraçada ao sul gera um espaço interior muito claro.
Um corredor coberto protege o principal recinto de vidro da incidência solar direta no verão, admitindo no entanto a entrada mais baixa do sol de inverno para aquecer passivamente o pavimento de cimento escuro.
Na construção, foram usados materiais simples, de baixa manutenção e duradouros, incluindo um invólucro metálico no volume inferior e um revestimento de madeira com tratamento térmico no volume superior, enquanto o interior é revestido com compensado sem formaldeído.
Os elementos mais lúdicos são constituídos por prateleiras coloridas dispostas na parede, um baloiço, perdido, no terreno e um elemento vivo que é projetado como parte de um elemento colorido esmaltado contendo o fogão a lenha.
Julia Jamrozik e Coryn Kempster são arquitetos e artistas canadenses e colaboram desde 2003. O seu trabalho centra-se na criação de espaços, objetos e situações que vão para além do quotidiano através de estratégias atraentes e divertidas.
Julia é Professora Assistente e Coryn é Professora Assistente no Departamento de Arquitetura da Universidade de Buffalo SUNY.
Stoney Lake, Ontario, Canadá 290 m2
Finalizada em Outubro de 2017
Arquitetos:
Julia Jamrozik / Coryn Kempste
Engenheiro de estruturas: Jim Thomson
Paisajismo:
Gray Landscape Construction
Fotografia:
Doublespace Photography