Por a 30 Maio 2018

Evento verdadeiramente global, a London Design Fair 2018 sediará uma grande variedade de expositores de 36 países. A maior feira internacional – que ocorre durante o London Design Festival – premia a inovação, a qualidade e a diversidade de design, e os visitantes podem esperar mais uma vez um evento de primeira classe.

Toru

Toru

Com os seus convidados altamente qualificados e um editorial cativante, a intenção expressa da Feira é aumentar a experiência do visitante. O material do ano o plástico: debatido calorosamente e uma preocupação muito premente, o ênfase está em encontrar novas e melhores maneiras de usar este material que está na ordem do dia.

A London Design Fair (15-23 Setembro) mostra o design internacional e orgulha-se de ter 13 pavilhões nacionais no evento deste ano, superando os anos anteriores. Os países incluem Portugal, Espanha, Itália, Holanda, Coréia, Japão, Suécia, Dinamarca e Finlândia.

Wanghe Studio

Wanghe Studio

O British Craft Pavilion terá um regresso bem-vindo, mais uma vez com a curadoria de Hole & Corner. Cada pavilhão de cada país terá a sua própria narrativa e missão, sendo que a garnde maioria foram desenvolvidas em conjunto com a equipa da Feira.

Mais de 28.000 visitantes compareceram na London Design Fair do ano passado, durante os quatro dias da sua duração. A próxima feira será novamente realizada na única Old Truman Brewery.

 

País Convidado: Japão

A London Design Fair apresentou o seu Guest Country Pavilion em 2016, como parte de uma reflexão sobre a crescente visão geral do cenário global do design e em comemoração do seu 10º aniversário. Ao ter um Pavilhão do País Convidado, o objetivo da Feira é estabelecer um caminho criativo entre o Reino Unido e o país convidado escolhido. Este fornece uma configuração única, a não perder, em que os visitantes podem conhecer uma grande variedade de novos designers e produtos em primeira mão.

O Japão estreou-se pela primeira vez na Feira em 2014 com o tema “Tokyo Imagine”, uma exposição que conquistou os corações e mentes dos visitantes. Com a excepcional história e proeza do design do Japão, estão todos convidados a manter as suas expectativas sobre o alto nível do Pavilhão de Visitantes deste ano.

Material do Ano: Plástico

O Material do Ano da London Design Fair destaca os materiais que prevalecem no mundo do design, para melhor ou para pior. A Feira irá concentrar a atenção num material que é criticado e debatido por muitos: o plástico. Com uma história longa, o plástico – ame-o ou deteste-o – é inquestionavelmente um material do mundo moderno.

Weez & Merl - Material do Ano, Plástico - London Design Fair

Weez & Merl – Material do Ano, Plástico – London Design Fair

Encontrar aplicações em tudo, desde hardware de computador até à inovação médica, desde design de produto até design industrial, o plástico é, de muitas maneiras, um herói. No entanto, a sua aplicação em massa em vários produtos de consumo fez com que se tornasse um material altamente descartável, com efeitos ambientais catastróficos.

Com isso em mente, o foco da feira no plástico como o Material do Ano de 2018 chama a atenção para os esforços da indústria de design para reaproveitar este material de maneiras sempre inventivas e úteis.

Com foco na prática inovadora, a Feira selecionou quatro designers que demonstram uma abordagem refinada e resoluta para trabalhar com plástico reciclado. Estes quatro expositores de todo o mundo tratam os resíduos de plástico como um material virgem, criando novos designs imbuídos de significado, valor e conveniência.

Kodai Iwamoto

Kodai Iwamoto

O designer Kodai Iwamoto, com sede em Tóquio, coloca a questão: O que acontecerá se um processo de fabrico antigo optar por materiais baratos e produzidos em massa?

Trabalhando com tubos de PVC, Iwamoto criou uma série de vasos tubulares, transformando o material num conjunto de objetos desejáveis. Semelhante às técnicas de sopro de vidro, o tubo é aquecido e amaciado para melhorar a flexibilidade e expande-se num molde através da aplicação de pressão de ar.

 

O projeto Weez & Merl, sediado em Brighton, envolve o conceito de uma economia circular, criando design de plástico a partir de materiais residuais locais. Desafiando a cultura descartável de hoje, a dupla derrete sacos de plástico e embalagens para fazer uma seleção de objetos.

Lisa Hilland

Lisa Hilland, Pavilhão Sueco

Pavilhão de Design Sueco

O Swedish Design Pavilion é a mostra anual de estilistas, estúdios e empresas suecas na London Design Fair. Este ano, 13 projetistas modernos e dinâmicos de toda a Suécia mostrarão uma gama de desenhos arrojados e inovadores. O pavilhão de design sueco visa aumentar a consciência internacional da Suécia como um design multifacetado.

Nina Johanna Christensen

Nina Johanna Christensen

Com sede em Malmö, na Suécia, Nina Johanna Christensen mostra um fascínio pelo vidro como material orgânico, particularmente no seu estado líquido. Christensen esboça os seus trabalhos únicos de vidro no seu estúdio. Sopradora de vidro,  fabrica as peças em Varberg, na Suécia. Lisa Hilland combina técnicas modernas de produção com habilidades artesanais. O seu trabalho é contemporâneo com um toque poético.

Pavilhão de Artesanato Britânico

Aclamado pela crítica, o British Craft Pavilion regressa à London Design Fair para a sua terceira edição. Com 40 fabricantes de variadas disciplinas de artesanato, o pavilhão será mais uma vez curado pela Hole & Corner, a marca de estilo de vida que celebra e promove a criatividade, habilidade, herança e autenticidade.

Bikis Ceramics

Bikis Ceramics

Naomi Bikis é a fundadora da Bikis Ceramics, sediada em Londres. As suas coleções de edição limitada – uma exploração de formas esculturais ondulantes – inspiram-se no design de produtos da década de 1970 e em antigas cerâmicas funcionais.

43383-preview_low_2178-1_43383_sc_v2com

Christabel Balfour

Christabel Balfour estudou na Escola de Artes Ruskin da Universidade de Oxford. Especializada em esculturas tecidas, Balfour estabeleceu o seu atelier no sul de Londres em 2015. A partir daqui, ela cria tapetes arquitetonicamente inspirados e tapeçarias num tear de Harris de 1976 e num Don Porrit Loom de 1992.

36 países: marcas e designers de todos os cantos do mundo

A London Design Fair 2018 prepara-se para oferecer a todos os visitantes uma riqueza dinâmica e diversificada de expositores, com designers de todos os cantos do mundo.

0
Would love your thoughts, please comment.x