Big Ranch Road, em Napa Valley, São Francisco, um projeto de arquitetura para a “mente a a alma”.
Fotografia: Mathew Millman
WDA (William Duff Architects) foi o atelier distinguido com o prémio de Mérito pelo Instituto Americano de Arquitetos de São Francisco (AIA SF) com o projeto de renovação, ousado e elegante, de um celeiro rústico em Napa Valley, agora transformado em retiro familiar. O atelier WDA é conhecido pelos seus trabalhos de arquitetura inovadores em vários setores em toda a Bay Area.
Fusão ideal de sustentabilidade, arte e arquitetura
Os clientes, aventureiros, encomendaram a transformação do antigo celeiro de feno centenário, um edifício típico que reflete a história da região conhecida pela produção de vinho. Patronos da arte, filantropos e conhecedores de arquitetura moderna, o casal adorou a forma utilitária da estrutura e procurou preservá-la, ao mesmo tempo adaptando o interior de forma encantadoramente provocadora para uso contemporâneo. Originalmente localizado numa grande propriedadede em Napa Valley, o celeiro foi realojado sem qualquer necessidade de demolição e localizado mais perto do vinhedo.
Contemplação na Luz
A luz solar pura e nítida da região forneceu ao arquiteto, William Duff, o elemento catalisador do conceito – a contemplação da luz. A casca de madeira do celeiro funciona como uma tela através da qual os raios de sol fluem, refletindo-se em padrões em constante mudança nos pisos de cimento manchado. No interior, o arquiteto inseriu dois novos volumes opostos de vidro cujas paredes espelhadas flanqueiam o espaço de reunião, refletindo o celeiro e o ambiente em redor. À noite, a iluminação interna transforma o celeiro numa lanterna.
Quando a função respeita a transparência
Atrás dos espelhos estão um bar, uma cozinha, um ginásio pessoal e casas de banho. O detalhe perfeito e o uso inovador de materiais, incluindo ímãs de força industrial e vidro duplo, permitem que estes espaços funcionais desapareçam completamente atrás das paredes.
Na sua essência, o desenho ilustra a forma como camadas de transparência podem ser empregues para transformar um edifício antes humilde num objeto de arte, e como, com a luz certa, o quotidiano pode ser transformado em algo de extraordinário.
Para o júri do prémio de design, o projeto representou “um uso absolutamente requintado de um celeiro centenário” para produzir “arquitetura para a alma e a mente”.
Sobre o WDA
A WDA é especializado em arquitetura inteligente e inovadora em toda a área da Baía de São Francisco e arredores. As soluções de design elegantes da empresa respondem a um contexto com o olhar de um artista sobre quando usar restrição ou expressão. Com valências em vários setores, o WDA é conhecido pelo portfólio diversificado, e premiado, de ambientes residenciais, locais de trabalho, hospitalidade e retalho.