A equipa do gabinete de Axelrod Architects transforma uma casa em Telavive devolvendo-lhe todo o brilho dos anos 80, e dotando-a de um visual moderno, muito cool.
Arquitetos – Axelrod Architects / Localização – Telavive, Israel
Axelrod Architects, liderado pela sua diretora, Irit Axelrod, transformou recentemente uma casa unifamiliar de modo a refletir a paixão dos seus proprietários pela serenidade e pelo design moderno e elegante, espelhando a visão da empresa de arquitetura residencial moderna. A equipa assina o projeto arquitetónico e de design de interiores desta casa com 510m², composta de dois níveis, alojada num terreno de 7600m². Os novos proprietários queriam remodelar a casa dos anos 1980 de modo a refletir o seu estilo de vida e relação com o interior-exterior. A sua vida familiar é agora centrada em torno de um pátio ajardinado, exuberante, com ligação às áreas de estar e de refeições.
A empresa Axelrod Architects organizou a casa em torno de um novo “Black Core”, um elevador de vidro preto brilhante que liga os espaços de estar, no piso de baixo, aos espaços privados, no andar superior.A área de estar abre-se para a natureza graças aos paineis de vidro deslizantes, e transparentes, e ainda ao nível do quarto, com varandas abertas e um teto de altura dupla. Uma zona de leitura / TV e som, aberta, no andar de cima permite que a família se veja e comunique, sem prejuízo de uma atmosfera tranquila para relaxar.
A fachada da entrada de cimento branco e estuque fosco é perfurada por aberturas verticais e fendas horizontais que revelam a natureza interna e externa da casa, revelando o elegante visual modernista de um bairro tranquilo e luxuoso daquela cidade israelita.
A superfície de vidro do núcleo negro, o ‘black core’ reflete as imagens da paisagem em toda a casa, reforçando a ideia de viver na natureza.
A simplicidade das superfícies contrastantes – em preto e branco ou brilhante e fosco – é uma das características unificadoras repetidas no design de interiores e na arquitetura do envelope do edifício.
A casa, batizada ‘Black Core’, adota a moderna linguagem visual da diretora da empresa, Irit Axelrod, influenciada pelos muitos edifícios característicos das correntes arquitetónicas International Style (1920 e 1930) e Bauhaus encontrados na moderna Telavive. Esta influência de design é visível em todos os seus projetos.