O projeto KNOF (com sede em Londres e fundado pela designer nova-iorquina Susan Knof) completou a sua primeira grande comissão: a remodelação de uma penthouse espetacular de 360° na capital búlgara de Sofia, unindo dois apartamentos separados num espaço com 3.600 m quadrados. O novo alpendre de um só andar apresenta vidros do chão ao teto e oferece aos seus proprietários incríveis vistas panorâmicas sobre a cidade e as montanhas adjacentes, com todos os benefícios da luz natural contínua, do nascer ao pôr do sol.
Design: KNOF
“Os nossos clientes – uma família de quatro pessoas – compraram os apartamentos num ponto alto da cidade”, disse Susan Knof, diretora de criação e fundadora do projeto KNOF, “e instruíram-nos no sentido de combinar os apartamentos para criar um único, luxuoso e ambiente, claro e aberto, que faria melhor uso da luz recebida em diferentes momentos do dia, mas que também lhes permitiria controlar o grau de privacidade que desejavam em determinados momentos ou espaços particulares.
O equilíbrio entre a luz e a privacidade na penthouse foi conseguido com o ajuste de véus suaves que cobrem os vidros panorâmicos, bem como persianas black-out, para que os proprietários tenham a opção de viver num ambiente totalmente aberto; vida cheia de luz, mas privada usando os voiles ou então bloqueando a luz completamente – perfeito para ver TV, por exemplo.
“Aproveitar ao máximo a luz ao longo do dia também significava que o esquema de interiores teria de ser predominantemente criado com cores naturais e claras”, acrescentou Susan Knof, “do acabamento pálido do piso de madeira ao branco puro da cozinha. Para garantir que o apartamento tivesse personalidade, cores fortes também foram introduzidas, especialmente nos quartos das crianças e na sala de jogos, e nas deslumbrantes suítes num mosaico roxo e verde.
O brief do cliente consistiu em fundir duas casas existentes (um apartamento a leste e outro a oeste) para criar um ambiente único e aberto que permitisse uma cozinha desobstruída, sala de jantar, estar e espaço de entretenimento, onde a vantagem total poderia ser o usufruto dasvistas, e ao mesmo tempo garantir áreas privadas no quarto principal e nas áreas das crianças.
“Ao entrar no apartamento, a linguagem do esquema interior é imediatamente perceptível”, comenta Susan Knof. ‘O uso elegante, porém moderado, de materiais naturais suaves é-nos apresentado logo no hall de entrada principal.
À medida que entramos na casa, as paredes mudam de cor, tingidas de cinza e com revestimento natural, e deparamo-nos com o espaço aberto, subtil e sofisticado que permite que o ambiente natural montanhoso ultrapasse o centro das atenções.
Do ponto de vista arquitetónico e de interiores, o principal desafio do projeto era o planeamento original do edifício como um todo – especialmente as tubagens existentes, o que permitia pouca possibilidade de exploração de diferentes locais para alojas as casas de banho – e o novo design tinha de contornar isso.
Estruturalmente, também foram observadas as paredes centrais que tinham de permanecer no lugar.
O hall de entrada apresenta um suave piso de mármore cinza com estrias naturais subtis. As paredes, tingidas de cinza, envolvem o núcleo do espaço existente, além de fornecerem um novo detalhe de iluminação sob medida, integrado e linear que demarca o espaço à medida que se avança para entrar no espaço principal grande e cheio de luz.
A cozinha, aberta, sala de jantar, entretenimento e sala de estar apresentam uma abordagem consistente e elegante, proporcionando cor, luz e drama. A cozinha é da linha Molteni Dada Trim, branca e contemporânea, com detalhes personalizados.