A 6ª edição da coleção Sardinha by Bordallo Pinheiro apresenta 28 novas criações. E, entre os signatários do movimento “sardinhismo”, estão fadistas, humoristas e chefs conhecidos do grande público, como Ana Moura, Ljubomir Stanisic ou Agatha Ruiz de la Prada.
por Mafalda Galamas
A sexta edição da icónica coleção desenvolvida em parceria entre a Bordallo Pinheiro e a EGEAC foi apresentada em Lisboa e conduzida pelo apresentador e locutor de rádio Fernando Alvim. A sessão teve intervenções de Nuno Barra (administrador da Vista Alegre) e Jorge Pé Curto, o autor que assina a sardinha especial de edição limitada a 173 exemplares, (os anos que Raphael Bordallo Pinheiro teria se estivesse vivo).
O escultor português retrata um autêntico “pesadelo de uma noite de verão”, alertando nesta peça para o drama da escassez de sardinhas no Atlântico, e a possibilidade de extinção do pescado favorito dos portugueses no Verão. A sardinha aparece na sua mortalha, embrulhada na bandeira nacional, velada pelo Zé Povinho, em lágrimas.
Entre as 28 novas criações que compõem o “cardume” de 100 sardinhas estão as fadistas Ana Moura, Cuca Roseta e Gisela João, os humoristas António Raminhos e Fernando Alvim, os chefs Henrique Sá Pessoa e Ljubomir Stanisic, e a designer de moda Agatha Ruiz de la Prada.
Este ano, as “redes” da Bordallo Pinheiro apresentam um “cardume” de inesgotável frescura, que totaliza cem criações colecionáveis, incluindo a sardinha “original”, o modelo de faiança concebido no século XIX pelo génio imortal de Raphael Bordallo Pinheiro.
Destaca-se, também, pelo segundo ano consecutivo, a parceria firmada com o World Press Cartoon, com duas criações que vão cravar “uma espinha na garganta” na consciência de muitos “sardinhistas. As “redes” da nova coleção estendem-se ainda às regiões autónomas dos Açores e Madeira, em duas criações do artista plástico João Vaz de Carvalho.
DESCUBRA AS RESTANTES CRIAÇÕES DESTA SEXTA EDIÇÃO: