O One Thousand Museum é uma torre residencial de 62 andares, em frente ao Museum Park, em Miami. Com vista para a Baía de Biscayne, este popular parque foi reconstruído em 2013 como um dos principais espaços públicos do centro de Miami e inclui os novos museus de arte e ciência da cidade.
O projeto da torre prossegue a pesquisa da Zaha Hadid Architects no que toca a construções altas, que define uma expressão arquitetónica fluida e consistente com a engenharia empregue numa estrutura.
O exoesqueleto de cimento de Thousand Museum estrutura o seu perímetro numa teia de linhas fluidas que integra a órtese lateral com o suporte estrutural.
Lendo de cima para baixo como um quadro contínuo, as colunas na sua base espalham-se quando a torre se eleva para se encontrar nos cantos, formando um tubo rígido altamente resistente às exigentes cargas de vento de Miami; os seus suportes curvos criam uma contração diagonal resistente a furacões.
“O design expressa uma fluidez estrutural e arquitetónica”, explica Chris Lepine, diretor de projeto de Zaha Hadid Architects. “A estrutura fica mais espessa e fina, conforme necessário, trazendo uma continuidade entre a arquitetura e a engenharia.”
O edifício incorpora cofragem de betão reforçado com fibra de vidro, que permanece no local à medida que a construção avança na torre. Essa cofragem permanente de betão também fornece o acabamento arquitetónico que requer manutenção mínima. Por trás do exoesqueleto, a fachada facetada em forma de cristal contrasta com a solidez da estrutura.
As placas de piso internas da torre são quase livres de colunas; a curvatura do exoesqueleto cria planos ligeiramente diferentes em cada andar. Nos andares inferiores, os terraços sobressaem-se nos cantos, enquanto nos andares superiores os terraços são incorporados atrás da estrutura.
Os andares superiores da torre possuem um centro aquático, lounge e espaço para eventos. Jardins, terraços e piscinas estão localizados acima do saguão e no estacionamento dos moradores.