Quando o espaço é curto, tudo vale. Se apenas lhe sobra o seu próprio quarto, que seja! Afinal, até vai descobrir que melhor… seria impossível!
Quando não existe margem de manobra – o mesmo é dizer, espaço extra em casa para instalar o seu escritório – considere a adição de uma mesa no quarto, seja o quarto principal ou o de hóspedes. Parece impossível ou pouco prático, mas acredite: quando não houver outras opções disponíveis, esta é a solução.
VANTAGENS? É tranquilo e longe das distrações que encontramos nas principais áreas de estar – sem mencionar que a cama está mesmo ali ao lado, se precisar de dar uma pausa ao turbilhão de ideias e pensamentos que estes dias nos assolam.
À JANELA Tenha uma mesa voltada para o exterior. Colocar a mesa de frente para a janela ajuda a distrair o olhar, quando precisamos de desviar a atenção e descansar a vista, por instantes, do ecrã.
PAREDE DOIS-EM-UM Outra solução é usar uma parede-nicho, de preferência que sirva de estante e apoiada por boa iluminação. Se a maioria do seu trabalho e documentos estiver on-line, não precisará de muita arrumação, por isso aproveite o espaço deixado vago em baixo da mesa para aí colocar o caixote de lixo e um módulo de arrumação portátil e liberte o tampo da mesa para o essencial.
Se, por seu turno, precisar de se munir de livros e demais ferramentas, aproveite uma estante preexistente no quarto e ‘estacione’ perto dela. Estará a evitar levantar-se sempre que precisar de material de consulta, ou outros, e apenas terá de reorganizá-la em função das suas tarefas, agora transferidas para casa.
DIVISÓRIA IMPROVISADA Uma mesa e uma cadeira é tudo quanto basta para criar um elemento divisório no quarto; além de ter a sensação de ‘fronteira’ entre duas atividades tão antagónicas como trabalhar e descansar, é uma forma de mudar a decoração do seu quarto e/ou aproveitar a cabeceira da cama, móvel ou até as costas de um pequeno sofá.
REAPROVEITAR OS MÓVEIS – Quando não há mesa de trabalho, nem oportunidade de ir comprar uma, a sugestão é: use o que estiver à mão, desde que tenha uma superfície de apoio. Isto vale para secretárias, toucadores ou escrivaninhas.
CADEIRA CERTA – A cadeira que escolhemos para trabalhar faz toda a diferença, na saúde e no conforto. A estética não deverá sobrepor-se ao conforto em tempos de guerra; se puder, compre uma que concilie ambos. Se já tiver uma esquecida no sótão, regaste-a.
Se não tiver uma cadeira projetada para o efeito, procure lá por casa a mais confortável, adapte-a com almofadas, ou outra solução que alivie a zona lombar e levante-se com mais regularidade. Nas imagens, as cadeiras possíveis em espaços de trabalho nos quartos.
#DICADEPROFISSIONAL: NO QUARTO SIM… MAS DE HÓSPEDES
Perguntámos à designer Luísa Peixoto quais as premissas para montar um espaço de trabalho no quarto.
“Em tempo de Covid-19, reina o improviso. De preferência, devemos montar o nosso espaço de trabalho no quarto de hóspedes. Não aconselho mais “confinamento”. Dormir e trabalhar no mesmo sítio, não. Estar fora da zona de descanso é o mais aconselhável. Assim, mantemos uma certa normalidade, a possível nestes tempos novos. Podemos aproveitar uma consola que exista em casa, caso não haja secretária.
O QUE PRECISAMOS? Consola ou secretária + Cadeira confortável + Flores junto a nós – melhor ainda se tiver um jardim em casa + Luz adequada – natural e artificial. #fiqueemcasa
Gostou deste post? Também adaptou o seu quarto a escritório? Deixe o seu comentário e partilhe-o nas redes sociais e envie uma fotografia sobre a sua nova estação de trabalho em casa. Com a sua opinião, podemos melhorar e oferecer ainda melhor conteúdo. E não se esqueça, siga-nos no Instagram / Pinterest / Facebook