Por a 4 Maio 2020

Não gostamos de lhes chamar ‘erros’, mas sabemos que alguns aspetos nem sempre são tratados com a devida atenção no decorrer de um projeto de decoração. Se está a braços com a decoração do seu quarto, sala ou casa inteira… Stay tune ao que se segue.

A dupla do the Handmade Home, Jamin e Ashley Mills, reuniram um conjunto de tópicos aos quais nem sempre é dada a devida atenção no decorrer de uma decoração. Recorde-se que além da plataforma sobre interiores os autores escreveram já quatro livros, assinam as suas próprias remodelações e projetos de decoração e foram apresentados, recentemente, como estando entre as 100 pessoas mais criativas dos EUA pela revista Country Living.

“Todos cometemos erros e nenhuma casa é feita da mesma maneira, mas existem pequenos problemas que vemos acontecerem repetidamente e que podem ser facilmente evitados. E, às vezes, ajuda ter um guia”, refere Ashley Mills. Aqui ficam algumas das suas orientações.

1. Pendurar Arte demasiado alto

Uma pequena tarefa que não exige conhecimentos extra de remodelação nem o expertise de um designer. Por vezes, vêem-se belas obras de arte penduradas demasiado altas, mas existe uma pequena regra que evitará correr esse risco. Regra geral, as mulheres são mais baixas do que os homens e deve ser a altura média da mulher que deve ser tida em conta para este marco. Por exemplo, em Portugal a altura média das mulheres ronda os 163cm e o quadro (ou outra obra de arte) deverá ficar ao nível dos olhos da mulher. Esta é a única forma de garantir que que as obras são admiradas por todos e não apenas pelos mais altos.

2. Deixar rupturas evidentes em revestimentos

Se estiver a fazer algum tipo de remodelação procure sempre que a rutura de revestimentos aconteça de forma o mais natural possível. Por exemplo, uma cozinha com uma parede com prateleiras. O revestimento deverá cobrir a parede e não parar em pontos que julgue que vão ficar escondidos atrás de armários ou eletrodomésticos. Más decisões com vista à poupança poderá sair-lhe caro ao resultado final.

Se for em pavimento recorra a perfis de transição caso a divisão contigua tenha outro tipo de material aplicado no chão.

3. Perder boas oportunidades em iluminação

Só a iluminação daria um artigo à parte. É a característica mais fácil de tratar por camadas, ou fases.

Existem inúmeras possibilidades no que diz respeito à iluminação de forma a criar ambientes impressionantes e multidimensionais, especialmente à noite. Adoramos luz natural mas nas locais mais escuros há que aproveitar todas as boas boas oportunidades.

Pense em grande, mesmo na cozinha. Ou, em alternativa, se preferir soluções de iluminação de pequena dimensão, considere múltiplas. E atenção às alturas!

Cada espaço é um espaço, mas evite deixar os pendentes demasiado baixos. Em caso de dúvida aqui ficam algumas referências: para lustres em cima de mesas ou bancadas deve considerar, pelo menos uma folga de 30cm. Claro que esta deverá ser considerada uma regra prática mas na verdade deve optar pelo que for mais confortável para si.

4. Ignorar tetos

Raramente as pessoas olham para os tetos com a devida atenção. Mas qual é a primeira coisa que vê de manhã, assim que abre os olhos?

Considerar os tetos é importantíssimo, eles acrescentam muito mais ao ambiente do que possa imaginar. Cuidar e suavizar os tetos, pintando-os, arriscando com papel de parede (ou deixando vigas aparentes!) pode fazer a diferença em relação ao que sente quando entra num espaço.

5. Não pensar nos detalhes

Os detalhes são a grande oportunidade para trazer alguma diversão e personalidade à sua decoração. Tapetes, cores divertidas, papel de parede, almofadas e tantos outros toques pessoais! É isto que vai personalizar o espaço e torná-lo verdadeiramente seu e à sua imagem, não os deixe para trás.

0
Would love your thoughts, please comment.x