Por a 17 Junho 2020

Casal de suecos que adora arte descobre sótão degradado em Barcelona e encomenda a sua inteira remodelação e recuperação aos arquitetos ZEST Achitecture.

Fotografia: José Hevia / segundo a memória descritiva dos arquitetos

A reforma desta casa, localizada em edifício na parte antiga de Barcelona (ciutat vella) para um casal sueco que adora arte, resultou num apartamento espaçoso e confortável, cheio de luz, com dois quartos com casas de banho privativas, uma cozinha completa com ilha, chão aquecido e ar condicionado.

Ao longo da área principal, foi projetado um elemento que assume funções de armário para guardar roupa, sapatos, entre outros, entrada e muito mais. Tal permitiu transferir as instalações e ocultar a porta de entrada, criando o desejado espaço de arrumação.

O belo edifício, classificado património arquitetónico, datado do final do século XIX, aloja hoje o casal sueco que se encantou com o apartamento, com muito potencial, mas num estado avançado de degradação, a tal ponto que lhes era difícil perceber as suas possibilidades.

A casa tem cerca de 75 m2 úteis e exibia um longo e escuro corredor que dava acesso a vários e pequenos compartimentos. Excessivamente compartimentada e escura, não atendia às necessidades dos clientes.

Os proprietários queriam ‘abrir’ o espaço para poderem apreciar a luz proveniente das janelas com portadas de madeira e das suas varandas, criar zonas de arrumação indispensáveis, e espaço suficiente para exibir as obras de arte, dois quartos com casas de banho e a cozinha dos seus sonhos. Foi assim repensado todo o layout original, dando origem a um espaço central aberto, que une as salas a uma bela cozinha em open plan em carvalho maciço com ilha com tampos de mármore branco Macael.

Em cada extremidade da casa, cada um dos quartos tem casa de banho integrada incluída. Um dos requisitos dos clientes era a criação de muito espaço de arrumação. A parede de frente, que dá para um pátio interno, foi usada para centralizar a passagem de todas as instalações, agora escondidas num armário elegante, que também integra a porta de acesso principal à casa e uma porta de espelho pivotante na área de serviço. Este armário foi projetado para cumprir diferentes funções em toda a área central. Um armário com muito para contar, esconder e mostrar, ao mesmo tempo.

O piso da casa é de parquet de carvalho maciço, sem verniz, exceto na área da cozinha, onde o chão de mosaico hidráulico original foi recuperado. As casas de banho recorrem inteiramente ao mármore travertino fosco. Incluindo as bases do duche, armários e lavatórios personalizados. Todas as instalações foram renovadas; o sistema de aquecimento é radiante. O resultado é um espaço aberto com fluxos de luz, aquecido pela beleza da madeira maciça combinada com as cores claras dos armários em mármore e lacados.


Localização: Barcelona Old Town, Barcelona
Cliente: privado
Área: 75 m²
Arquitetos: Co Govers e Maria Matamala (ZEST Architecture)
Construtor: THK Construcciones
Cozinha: SIEV
Fotografia: José Hevia

0
Would love your thoughts, please comment.x