Aninhado no coração de NoLo, um bairro em Milão e novo hub criativo, Nolita é um apartamento transformado em casa de hóspedes localizado num edifício do século XX com detalhes vintage (teto) e ladrilhos Deco originais. O projeto de recuperação coube ao atelier Atomaa.
Fotografia: Sara Magni / segundo a memória descritiva
O longo corredor central funciona como a artéria principal da casa, a partir do qual se acede às duas casas de banho, à cozinha comum e aos cinco quartos, todos suavemente iluminados pela luz natural.
A abordagem do design visa usar a narrativa existente do apartamento para informar as intervenções, conseguindo-se uma série de espaços que refletem o seu próprio ambiente, e a forma como estão em comunicação uns com os outros.
Estas intervenções vão desde a escolha criteriosa da cor de enquadramento dos quartos; à seleção de uma série de peças de mobiliário com design personalizado; e a escolha romântica de talheres e pratos. Este cuidado subtil, porém significativo, com os detalhes visa mostrar uma arquitetura de bom gosto, de bom senso que, até agora, estava escondida por persianas.
Em todo o apartamento, os ladrilhos existentes são referenciados a fim de narrar a atmosfera dos quartos e influenciar a paleta de cores em cada um.
A decisão de pintar a metade inferior das paredes, deixando a parte superior de branco, visa mostrar a relação com o piso existente, permitindo que a luz natural se reflita nas paredes e no teto. Tal serve como uma memória de quando as venezianas foram reabertas depois de muitos anos – luz e cor -, um gesto que se repete todas as manhãs.
O apartamento tem uma série de elementos de mobiliário à medida, que pretendem proporcionar uma estadia confortável aos hóspedes. Como acontece com muitas casas italianas, a cozinha atua como o coração da casa, neste caso proporcionando um espaço para reunir e contar histórias.
A cozinha é um elemento único construído em cimento rosa com mármore de Carrara branco. Este elemento de design sob medida foi feito à mão numa única peça e as suas curvas aludem ao passado.
A RETER
Cliente: Privado
Tipologia: Guest House
Local: Milão, Itália
Ano: 2018
Projeto arquitetónico: ATOMAA, Studio Asabesi
Equipa de Design: Umberto Maj, Eleonora Salsa, Samantha Furlotti, Simone Marusi
Consultora de cores: Marta Lavinia Carboni
Fotografia: Sara Magni
Empreiteiro: ASDM di Erriu Antonio
Carpinteiro: Donghi Arredi, Projet Metal
Móveis de cimento sob medida: Caldara Giambattista