O minimalismo parece-lhe pouco animador? Agrada-lhe a ideia de ter espaços funcionais e mais “despidos” visualmente, mas é difícil sentir-se confortável? Então fique atento à tendência que junta os dois. Chama-se “cosy minimalism” que traduzido à letra quer dizer minimalismo aconchegante.
E o que é isso? É o melhor dos dois mundos, ou seja, a funcionalidade e sofisticação de um design minimalista, com detalhes que o tornam apetecível a quem não dispensa um interior com alma.
E como consegui-lo?
Assim como no minimalismo puro, a base é sempre a funcionalidade e por isso, deve-se começar pela escolha do mobiliário. Linhas simples são intemporais e não definem um estilo, logo, são uma boa base a partir da qual se pode começar a construir o ambiente.
Apostar em texturas vai enriquecer. E com isto não nos referimos apenas a tecidos suaves, mas também a materiais mais ásperos como uma madeira rústica.
A decoração tem neste ambiente um papel preponderante, entre as ideias a que pode recorrer estão as impressões, uma vez que funcionam como pontos focais sem dar a sensação que o espaço está muito ocupado. Experimente pendurar uma imagem num lugar destinado a relaxar.
Os espelhos são também ótimos elementos, uma vez que, para além de funcionais, ajudam a refletir a luz natural.
Por último, a iluminação não pode ficar esquecida. Experimente luminárias com um design simples e aposte nas velas.