Chama-se “Reflection” e é um conjunto de duas casas contemporâneas imersas na floresta. O projeto é assinado pelo gabinete Bourgeois Lechasseur / arquitetos e as casas podem ser alugadas para umas férias entre o conforto e a poesia.
Arquitetura: Bourgeois Lechasseur / arquitetos / Fotografia: Adrien Williams
Perto de uma das estâncias de ski mais populares de Québec, a Massif Petite-Rivière-Saint-François, o grande desafio deste projeto foi o de envolver os hóspedes numa relação íntima com a Natureza, em vez de deslumbrá-los com as vistas avassaladoras das proximidades. O resultado foram duas casas que desaparecem entre as árvores na medida em que refletem a paisagem envolvente. O gabinete Bourgeois Lechasseur / arquitetos deu-lhes o nome de “Reflections”.
A zona de chegada e de estacionamento para ambas as casas, é partilhada e acessível por uma estrada que está ligada a trilhos para caminhadas. As duas casas estão lado a lado, a cinquenta metros de distância uma da outra, mas para garantir o máximo de privacidade aos hóspedes, uma está virada para Leste e a outra para Oeste. A característica mais marcante é a fachada em vidro espelhado. As restantes três são revestidas a ripas de madeira escurecida, para reforçar a sensação de imersão na floresta.
Desenhadas para receber até 6 pessoas, cada casa contempla uma aconchegante zona de estar/jantar com lareira, além de dois quartos e uma casa-de-banho. Os hóspedes podem ainda desfrutar do ambiente relaxante de um spa exterior.
Este é mais um exemplo que dignifica as soluções pré-fabricadas, uma vez que, cada casa é composta por dois módulos pré-fabricados. Destacamos também o tratamento que foi dado à fachada espelhada, para evitar que os pássaros colidissem com a mesma. Tratam-se de marcadores, quase invisíveis ao olho humano, que são instalados na parte externa dos painéis de vidro e dissuasores para os animais.