Os dinamarqueses definiram-no como um conceito que se traduz em conforto e felicidade, e o arquiteto e artista Gustave Carlson levou-o para a Califórnia, mostrando que é possível projetar ambientes residenciais à luz deste estilo de vida, que tem no bem-estar o principal pilar.
Projeto: Gustave Carlson Design / Fotografias: Laure Joliet Photography
O arquiteto e artista Gustave Carlson, adoptou o conceito dinamarquês de conforto Hygge e levou-o para o Norte da Califórnia, espelhando-o no seu portfólio multifacetado de projetos residenciais. Carlson reinterpretou o conceito para um lugar onde o clima é mais ameno e o céu azul é abundante.
“Hygge é sobre qualidade de vida. E a experiência de uma casa alinhada com o indivíduo gera uma sensação de alegria, que acaba por ser transportada para além das paredes.”
Um dos projetos que Carlson destaca do seu portfólio, e que foi desenhado assente neste conceito, foi a Sonoma House. Um refúgio de fim de semana inspirado numa fazenda e localizado no meio de um antigo pomar de nogueiras. A casa, que originalmente tinha uma outra construção anexada – um celeiro – possibilitou que este último funcionasse hoje como estúdio artístico.
Tal como outros edifícios agrícolas da região, a casa implanta-se humildemente na paisagem. Carlson posicionou-a ao longo de um eixo leste-oeste para permitir que a luz natural entrasse em todos os espaços. De salientar que todas as divisões têm acesso ao exterior também.
Um deck de madeira em forma de “L” liga a casa e o celeiro, enquanto um alpendre coberto, foi colocado para criar um lugar fresco onde se pode escapar do calor nas tardes de verão.