Porque não existem motivos para não ter uma mesa de verão perfeita – mesmo a de todos os dias -, também não existem razões para adiar a tarefa. Ter alguns elementos-chave e uma boa dose de imaginação, é o caminho.
Fotografias: La Redoute
Com a chegada do tempo mais quente e com os dias mais longos, é natural que os convívios entre amigos sejam mais recorrentes, que se marquem jantares descontraídos com início ao final da tarde, ou mesmo que se agendem as tão esperadas cerimónias – como casamentos e batizados num ambiente leve, mas nem por isso menos requintado!
A escolha da mesa e das cadeiras
Para cada uma destas ocasiões, nada melhor do que aliar a funcionalidade à versatilidade, e claro, à beleza. Segundo a La Redoute, o primeiro desafio para uma mesa de verão perfeita é a escolha da mesa em si e das cadeiras. Se ainda não tem uma mesa na sua varanda, terraço ou jardim, a sugestão da marca, é a de que opte por uma mesa modelar (que é extensível e se ajusta ao número de convidados e dimensões do espaço), ou por uma mesa em pedra que transmita leveza e crie um efeito dentro mas fora, ou ainda por uma mesa redonda de dimensões mais pequenas – que caiba em qualquer espaço e permita criar um ambiente intimista. Já na escolha das cadeiras, que acaba por ser influenciada diretamente pela escolha da mesa, pode recorrer a soluções mais práticas de encartar, se o espaço for reduzido, a opções mais confortáveis e acolchoadas, se o espaço for coberto, ou ainda a cadeiras mais campestres em palha entrançada, que irão condizer na perfeição com qualquer uma das escolhas de mesa.
Pratos, copos e talheres
Estabelecida a decisão anterior, ou caso já tenha uma mesa e cadeiras para este fim, o passo seguinte é a escolha dos pratos, talheres e copos. Parece uma escolha simples, mas nem sempre é fácil conjugar os vários elementos! Segundo a La Redoute, se o objetivo for criar uma mesa mais cerimoniosa, pode optar por loiça mais sóbria, por uns copos transparentes com uma forma mais conservadora e por uns talheres dourados que dão um toque especial. Se o plano for um brunch em família, já se pode permitir usar mais cor, optando por uns pratos azuis, uns copos com meio pé e por uma escolha de talheres prateados mais discreta. E ainda, se estiver a ansiar por aquele jantar com amigos que começa antes do por do sol, pode ainda ser mais arrojado e optar por uns pratos com dégradé de cor ou mesmo com forma de peixe, uns copos esverdeados e por uns talheres neutros. A imaginação não tem limites à mesa!
Elementos decorativos e utilitários
Por fim, para dar o toque final e delimitar bem o espaço de cada um dos convidados, a marca sublinha a importância dos elementos decorativos e utilitários. Em relação a estes, se for uma ocasião mais formal, pode enveredar pela colocação de velas, se for um momento mais descontraído e divertido, pode colocar um vaso com uma planta e individuais alegres e ainda, se for um jantar entre amigos, não se esqueça dos individuais em palhinha e de uns porta guardanapos a condizer. Ao escolher alguns destes elementos, dependendo do modo como os conjuga, estará a criar mesas distintas a preceito de verão, dignas de um profissional.