Por a 23 Junho 2022

Os arquitetos espanhóis do coletivo DTR Estúdio de Arquitectura assinam o projeto de remodelação desta casa estreita num terreno com inclinação acentuada onde os terraços permitem vistas de cortar a respiração para o continente africano.

Ano do projeto: 2017; Ano de construção: 2020-2022; Área construída: 257 m²; Local: Gaucin (Málaga);
Autores do projeto: DTR_studio arquitetos (José Maria Olmedo / José Miguel Vázquez)

Os arquitetos depararam-se com um terreno vazio no momento de iniciar o projeto. O referido lote apresenta um desnível muito acentuado e a casa ajusta-se, procurando não modificar a topografia existente.

Para tala, foram utilizadas as paredes existentes (de frente para a rua e outra intermediária) e as alturas e até mesmo o programa da casa foram ajustados, gerando uma sala de cinema no nível mais baixo, aproveitando a grande altura do espaço e a iluminação do mesmo. O resto da casa ficou organizado de acordo com as vistas.

O piso superior relaciona-se com a paisagem de uma forma mais extensa, alcançando um vislumbre de África e do estreito e é onde se situam a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha.

O piso de acesso, onde o olhar se volta para a paisagem circundante, é o quarto principal e o quarto de hóspedes que também funciona como hall de entrada.

O piso térreo, localizado abaixo do nível da rua, gera um visual próprio, muito mais intimista, como uma casa de pátio, seguindo a tradição árabe. Tudo isto é rematado por dois terraços que completam a intensa relação que a casa tem com a paisagem que a organiza.

0
Would love your thoughts, please comment.x