O que eram dois apartamentos degradados transformou-se numa casa de família, fluída e bem iluminada, com um charme único conferido por uma estrutura original de madeira. Para criar um cenário familiar e elegante, foram escolhidos vários tons e texturas em branco e acabamentos mínimos.
Projeto: NAME architecture / Fotografias: Studio Naaro Photography
The White Apartment. O nome dado a uma remodelação que combinou dois apartamentos parisienses para criar uma residência familiar única e um estúdio para alugar. A casa é de Nathalie Rozencwajg, fundador do escritório NAME architecture. Um factor que se apresentou como um desafio adicional.
O objetivo, era o de criar um novo lar para uma família com dois filhos pequenos, que queria ficar no centro de Paris, mas também queria espaços fluidos, abertos e cheios de luz que muitas vezes não são possíveis em apartamentos.
Para isso, foi repensada a distribuição espacial original de dois apartamentos contíguos, ambos em estado muito degradado, para maximizar a luz e criar um único apartamento.
A estrutura de madeira original do século XIX foi aproveitada, minimizando as intervenções estruturais e conferindo ao apartamento uma identidade autêntica que recorda o seu enquadramento histórico, apesar de não terem restado muitas das características originais.
Os dois apartamentos contíguos foram combinados para criar um apartamento de tamanho familiar, juntamente com um estúdio independente para um possível arrendamento.
O apartamento apela à vida em família, oferecendo um espaço comum que atende a diversas actividades, como brincar, cozinhar, jantar, relaxar e socializar.
À volta desta área estão os quartos e os espaços de escritório. Os corredores foram projetados para utilizar cada metro quadrado de espaço disponível e garantir que esteja a uso, em vez de se perder na circulação. Para aproveitar a luz, a sala de estar ficou localizada ao longo da fachada sul e a cozinha/área de jantar ao longo da fachada norte.
Os acabamentos são mínimos, com pavimento de pinho Dinesen e uma paleta de brancos – paredes, madeira pintada, bancada de quartzo e pavimentos de madeira caiada de branco – criando um cenário neutro e elegante para a vida familiar. No espaço de banho, a combinação de mármore de Carrara e betão dá ao espaço um toque contemporâneo.