Por a 14 Dezembro 2022

Anna Truyol, fundadora da Artchimboldi, juntou-se à arquiteta espanhola Emma Martí e transformaram uma escola esquecida num retiro contemporâneo para profissionais. Um lugar criativo para apelar à criatividade e que atesta que o espaço influencia diretamente a produtividade.

Projeto: Anna Truyol e Emma Martí / Fotografias: Pol Viladoms / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Fundada em 2007 por Anna Truyol, a Artchimboldi oferece espaços com foco em design onde as empresas podem realizar reuniões ou sessões e formações em equipa.

Depois de já ter no seu portfólio um par de apartamentos modernistas em Barcelona, Anna Truyol decidiu apostar em Menorca, e transformou com a ajuda da arquiteta espanhola Emma Martí, uma escola feminina esquecida num refúgio contemporâneo para profissionais.

O objetivo de Anna Truyol e Emma Martí era uma intervenção mínima e não invasiva que preservasse a história, as experiências e a alma do espaço. No seguimento dessa ideia, as paredes de marés (pedra local), cheias de imperfeições, foram deixadas no seu estado original e pintadas de branco para preservar a textura. 

Para conseguir espaços definidos pelo caráter dos seus materiais e principalmente pelos seus volumes, todos os elementos que não eram típicos do edifício original, foram eliminados. Desta primeira intervenção resultaram dois espaços abertos, distribuídos por dois pisos, muito amplos e luminosos, que permitiram a introdução dos elementos essenciais à nova utilização. 

O primeiro andar foi concebido como sala de estar e cozinha com acesso a um pátio exterior. O interior apresenta móveis de cozinha de design personalizado em madeira lacada e uma combinação de mesas de diferentes formatos, desenhadas pela Artchimboldi, que juntas criam uma extensa superfície para refeições, reuniões e áreas de trabalho. 

Uma ardósia de 4×4 metros, desenhada pelos responsáveis ​​pelo projeto e feita à medida, é uma referência ao passado do edifício e uma característica de Artchimboldi, uma peça inesperada que desperta ilusão, participação e criatividade. Uma estante antiga dá-lhe as boas-vindas e uma área de estar com pufes permite-lhe criar um espaço acolhedor para relaxar e ler. 

Do lado de fora, o pátio conta com uma piscina projetada por Emma Martí e coberta com microcimento bege. Todas as instalações estão concentradas na área da cozinha e espaços de banho, do primeiro andar ao último andar. 

Os tetos foram mantidos, resultando em espaços de até seis metros de altura, realçados pela intervenção de vários objetos: um grande candeeiro de teto ou a chaminé que se eleva até aos quatro metros. 

O piso superior é concebido como uma área de descanso. No início do projeto foram planeados muitos espaços para quartos privados, mas com base na filosofia criativa da empresa foram criados oito cubos de dormir feitos de pinho de Flandres, dois duplos e seis individuais, vestidos com futons de algodão orgânico e lã, lençóis de linho e cortinas. Uma escada permite o acesso ao teto dos cubos, onde também é possível dormir. Um espaço em baixo da cama permite guardar malas, sapatos e pertences pessoais. Este espaço de arrumação, juntamente com uma estante à medida desenhada por Anna Truyol, simplifica e torna mais flexível a utilização dos móveis. No segundo andar, foram preservados os diferentes pavimentos existentes que delimitam as diferentes salas do edifício original.  

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