“A minha casa está desarrumada!”. A frase da guru da organização, Marie Kondo, fez correr tinta na imprensa nacional e internacional. Susete Lourenço, organizadora profissional, reflete sobre o assunto e deixa algumas sugestões para encontrar o equilíbrio na sua vida.
Recentemente a imprensa internacional e nacional, publicou um conjunto de notícias todas derivadas do jornal americano The Washington, que captou uma afirmação da famosa e conhecida Marie Kondo, que num evento público afirmou: “A minha casa está desarrumada!”.
Como assim? A guru da organização afirmava que após o nascimento do seu terceiro filho, em 2021, tinha desistido de arrumar a casa, dizendo que estava a viver a vida e a aproveitar outros aspetos para ela mais importantes, como por exemplo, mais tempo com os seus filhos: “A minha casa está desarrumada, mas a forma como estou a gastar o meu tempo é a forma correta para mim nesta altura, nesta fase da minha vida”.
Para os mais desligados desta temática da organização, apresento-vos Marie Kondo. Conhecida por ser a “guru da organização”. Autora de vários livros sobre a organização, os mais conhecidos talvez sejam, “A Magia da Arrumação” ou “Alegria”, traduzidos do japonês para mais de 40 línguas. Criadora de um método próprio de organização conhecido como o método KonMari, que consiste em reunir todos os seus bens, numa categoria de cada vez, e manter apenas as coisas que possam “despertar alegria”. Kondo diz que seu método é inspirado pela religião xintoísta, tendo ela própria passado cinco anos como uma Miko (ajudante) num santuário xintoísta. Foi ainda apresentadora de uma série que surgiu em 2018, na plataforma Netflix, “Marie Kondo: a magia da arrumação” e que lhe rendeu duas temporadas.
Foi incluída na lista da revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes, e em 2016, criou o seu programa de certificação formal para criar consultores certificados pela própria Kondo, para serem enviados para vários países do mundo, difundido a metodologia KonMari. Existem cerca de 300 consultores independentes, incluindo no nosso país.
Mas Kondo não parou e em 2018, lançou a sua primeira linha de produtos, conjuntos de seis peças de caixas resistentes e destinadas a ajudar os seus fãs a usá-las no seu método de classificação.
Atualmente vive com o marido, Takumi Kawahara, e os três filhos na Califórnia, nos Estados Unidos, apesar de tudo ter começado em Tóquio.
Percebe agora o impacto da afirmação que a Kondo lançou? Algumas pessoas afirmam que foi apenas uma técnica de marketing para reavivar o lançamento do seu último livro, lançado no final do ano passado e que passou um pouco despercebido. O livro chama-se “Marie Kondo’s Kurashi at Home: How to Organize Your Space and Achieve Your Ideal Life” ou se preferir a minha tradução para português “Kurashi em casa: como organizar seu espaço e alcançar sua vida ideal”.
Inspirado no conceito japonês de kurashi, ou “estilo de vida”, o livro sugere que se visualize o melhor da vida desde o momento em que se acorda até ao final de cada dia. Ao aplicar a pergunta típica de Marie Kondo “Isso desperta alegria?” à sua mentalidade e comportamentos, é convidado a adotar uma abordagem ainda mais holística e pessoal. Esta visão permite-lhe ajudar a pensar e ajudar a fazer as escolhas conscientes e atentas da sua vida ou do seu espaço físico.
O livro é muito apelativo com fotografias inspiradoras e sugestões interessantes, dentro da filosofia Kurashi. Podemos afirmar, que a organização do espaço passa a manifestar-se mais intensamente na vida de uma forma em geral: relacionamentos, atividades, e espaços tranquilos em paz.
Sou organizadora profissional desde 2018 e tenho simpatia pelo método apesar de não ser certificada Konmarie e não o aplicar na totalidade nos meus clientes. Não posso deixar de reconhecer e agradecer o impacto que os seus livros e serie tiveram para divulgar a importância da Organização nas nossas casas e vidas. Ainda não consegui ler o novo livro na totalidade, mas para mim está mais próximo do trabalho que realizo com os meus clientes e por isso identifico-me muito mais com esta nova abordagem.
A vida não é estanque e deve ser vivida. Independentemente de ser ou não uma manobra de marketing da Kondo, penso que foi isso que ela passou a viver com a chegada do seu terceiro bebé. São períodos de transição de vida que todos vivemos inclusive a “guru da organização”, sendo vital a nossa adaptação para sermos mais felizes e realizados encontrando o mais difícil, o equilíbrio!
O nascimento de um filho é uma mudança de vida e isso deve refletir-se também no espaço da casa. Muitos dos meus clientes também se sentem esmagados pela alegria, mas sentem a necessidade de criar espaços próprios para as suas crianças. Quando nasce o segundo filho é necessário voltar a introduzir novas mudanças, mas sim, ao terceiro filho muita coisa tem de ser ponderada e preparada para esta nova chegada. É precisomais espaço, mais funcionalidade e mais flexibilidade, e deve ter sido um sentimento misto que a Marie Kondo sentiu com o nascimento do seu terceiro bebé, tendo já em casa mais duas crianças pequenas com idades tão próximas.
Kondo não deixou de ser arrumada, apenas passou a valorizar, ainda mais o que lhe dá alegria, a qualidade de vida e tempo que passa com as suas crianças e é aqui que nos devemos todos focar, na Vida na sua totalidade, regida sempre pelo Amor e logo seguida pela organização porque esta é uma ferramenta que leva ao equilíbrio físico, mental e emocional.
A pensar em todos os que estão a viver este momento especial das vossas vidas, ser pai ou mãe, preparei um conjunto de dicas para vos ajudar a não stressar e a viver a vida que mais desejam com tranquilidade e paz, com os vossos bebés e crianças.
Os psicólogos e educadores afirmam que: “As crianças organizadas, serão adultos mais responsáveis!”, a criação de hábitos e rotinas diárias para que as crianças tenham uma vida organizada é importante. Irão conseguir de forma mais independente enfrentar o mundo quando forem adultos e começar pela organização do seu quarto é o primeiro passo.
Na hora de criar o quarto da sua criança, pense nas 4 zonas que o Quarto deve ter, a saber:
– Zona de dormir – A cama é o elemento principal desta zona. O sono é importante para o desenvolvimento e crescimento das crianças e esta deve ser confortável. Na zona, colocar uma iluminação calma que fomente a tranquilidade para um sono reparador.
– Zona de vestir – a roupa organizada de forma acessível e prática, aumenta a autonomia das crianças. Como organizar? Por tipo de roupa e por categoria e subcategoria
– Zona de leitura e/ou estudo – Fomentar o gosto pela leitura desde muito cedo às crianças é importante para o seu desenvolvimento emocional e cognitivo. A zona de estudo é muito importante, pois permite que a criança tenha um apoio estrutural (por ex. mesa, escrivaninha, bancada) para fazer as suas tarefas escolares e artísticas.
– Zona de brincar – Brinquedos são fundamentais no crescimento e desenvolvimento das crianças. Não esquecer de destralhar, periodicamente, com as crianças fazendo a sua seleção.
Esta é a zona normalmente mais complicada de organizar, por essa razão partilho 6 Passos essenciais para organizar os brinquedos das crianças que vão simplificar todo o processo. Quer saber quais são?
1º Passo: Defina o espaço destinado aos brinquedos
A primeira regra da organização é que cada item tem o seu lugar próprio, por isso, comece por definir onde é que cada item será mantido, guardado ou utilizado.
Identifique o espaço onde as crianças vão estudar, brincar, pintar, onde ficarão os brinquedos e também o espaço de dormir. Desta forma as crianças vão entender que existe um espaço para cada atividade.
2º Passo: Aproveite o espaço vertical do quarto para organizar brinquedos
Muitas vezes o espaço vertical dos quartos das crianças não é tido em conta na hora de organizar e isto pode ser um desperdício de espaço, que tanta falta faz para a organização dos brinquedos dos mais pequenos.
Dica:Tire partido de estantes, prateleiras, sapateiras de porta, caixas de organização e baús de arrumação de brinquedos para ganhar espaço. Estes e muitos outros itens permitem organizar muitos brinquedos de uma forma mais funcional.
3º Passo: Divida os brinquedos por categorias
Antes de começar a colocar os brinquedos nos espaços definidos, divida-os por categorias, como sugere a Marie Kondo, brinquedos pequenos, quebra-cabeças, jogos de mesa, jogos para o exterior, etc. Este passo vai simplificar todo o processo de reorganização e ajudar na fase de colocar os brinquedos no lugar. Não guarde brinquedos repetidos ou partidos, brinquedos que não são seguros ou muito barulhentos e brinquedos que não são apropriados para as idades das suas crianças.
4º Passo: Use caixas transparentes na organização dos brinquedos
Recorrer a caixas de organização transparentes para arrumar brinquedos é uma ótima ideia para manter o quarto dos mais pequenos sempre organizado! Com estas caixas é possível ver o que está dentro e assim evita que a criança espalhe tudo para encontrar o que procura. Pode colocar uma etiqueta, facilitando a organização e a estimulação da leitura, na idade adequada.
5º Passo: Doe as roupas e brinquedos que já não são usados
Com o tempo é natural que muitos dos brinquedos e das roupas dos seus mais pequenos deixem de ser usados e esta é uma ótima ocasião para ensinar as suas crianças a separar o que já não usam para doar.
Mas lembre-se: Nunca deite fora ou doe nenhum item sem aprovação da criança!
Tal como os adultos, as crianças podem criar ligações emocionais com determinados objetos e este deverá ser sempre um processo de desapego feito com a sua ajuda. Converse com as suas crianças e envolva-as em todo o processo de reorganização do seu espaço. Desta forma terá o seu apoio e colaboração na hora de arrumar os brinquedos no devido lugar.
6º Passo: Escolha alguns dos trabalhos escolares de seu filho para expor na parede
Vai sentir de certeza o orgulho que a sua criança vai sentir por ter feito aqueles desenhos que os pais estão a colocar em destaque. Assim ao pendurá-los na parede todos os visitantes da casa podem elogiar o trabalho da criança. Que Orgulho!
Com estas dicas, irá com toda a certeza organizar o espaço das suas crianças e aproveitar todos os momentos da vida. Não se esqueça de lhes explicar a importância de valorizar a presença dos familiares e amigos e os momentos de experiências que não dependem de brinquedos caros. Ensine-os a agradecer pelos momentos felizes da vida e dê o exemplo, viver em Alegria. Acima de tudo, implemente uma nova rotina que lhe facilite a vida e lhe traga mais alegria no dia-a-dia, criando hábitos. Com menos ou mais Organização viva o momento como a Marie Kondo!
Sobre Susete Loureiro
A Susete Lourenço é certificada em organização profissional, pela International Association of Professions Career College. É a primeira Professional Member em Portugal, da conceituada NAPO – National Association of Productivity & Organizing com o certificado de Live Transitions.
Licenciada em Ciências da Informação e Documentação foi, durante 17 anos, responsável pela Biblioteca e Arquivo da CMVM – Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, e durante 7 anos, responsável pelo Centro de Documentação da Bolsa de Valores de Lisboa.
Publica artigos sobre organização e produtividade em revistas especializadas e é autora do livro “Casa Organizada, Vida Feliz”, um guia prático de sugestões e conselhos para transformar a casa e fazer face aos momentos de transição na vida, como o luto ou o divórcio.
Sócia fundadora da APEOP – Associação Portuguesa de Especialistas em Organização e Produtividade. É ainda a fundadora da Home Optimizer, empresa onde trabalha como Organizadora Profissional, ajudando clientes a implementar a Organização nas suas Vidas.