Estilo clássico porém moderno, com espaços amplos mas integrados, com segurança mas que transmite uma sensação de liberdade, pensada para receber mas conservando a privacidade. Já sabemos que os opostos se atraem, e nesta casa, constatamos também que se complementam.
Projeto: Ronaldo Carpanesi / Fotografia: Fellipe Lima
Um estilo clássico porém pontuado por cores e texturas, numa casa para um casal jovem que gosta de receber amigos e família, sem esquecer a sua privacidade. Uma casa com espaços amplos, contudo integrados, onde o interior e o exterior se relacionam e onde há espaço para as crianças brincarem. Uma casa com bastante iluminação natural e conforto térmico, com segurança mas que proporciona a liberdade de estar no meio da vegetação. O melhor de dois mundos traduzido em espaços e ambientes neste projeto de remodelação.
A região da Toscana mais algumas referências europeias foram a grande inspiração, e o uso da madeira e demais materiais naturais uma condição imposta pelos proprietários.
Remodelação concluída, ao entrarmos no portão principal da residência, um espaço de receção exterior – criado para proteger a porta da chuva -, recebe quem chega. Já dentro de casa, o que antes eram 3 salas pequenas transformou-se num espaço amplo com sala de estar, sala de jantar e home tv, esta última com acesso direto à zona da piscina e a um bonito jardim.
Do lado direito de quem entra, aparece a cozinha – ampla e com uma generosa ilha no centro -, e do lado oposto a despensa. Seguindo pela cozinha somos encaminhados para um espaço gourmet, com mesa para sentar 12 pessoas, sala de tv, zona de churrasqueira, forno de pizza, e um espaço de banho que serve toda esta área.
Subindo as escadas que vislumbramos da entrada, encontramos dois ambientes abertos e o que antes era um closet, hoje é um espaço utilizado para leitura, trabalho ou apenas contemplação. O segundo espaço, que em tempos havia sido uma pequena sala, foi transformado num escritório com vista para o jardim da frente.
A casa, que antes tinha 1 suite e dois quartos pequenos, passou a ter 3 suites. A do filho mais velho, conta com uma decoração em tons de azul e com papéis de parede que combinam riscas e barcos. Na suite dos gémeos, o papel de parede combina riscas verdes e dinossauros lúdicos. Neste quarto optou-se pelo uso de dois beliches – porque são três -, e os mesmos foram pintados de uma cor terrosa – para ajudar a escurecer o ambiente na hora de ir dormir. O mobiliário foi feito por medida e o acesso à casa-de-banho é feito internamente. Ao lado fica a suite principal, com closet e pavimento em madeira natural colocado num padrão Chevron. Para a casa-de-banho deste quarto, o arquiteto desenhou um móvel com duas cubas e dois espelhos, que confere um estilo clássico ao ambiente.
Apaixonados por cores e texturas, estas não podiam faltar. Foram então utilizadas várias cores, vários padrões, veludos amarelos e azuis, e tecidos florais…A ideia era a de criar ambientes alegres, mas que com o tempo não cansassem. O casal – um arquiteto e outro paisagista – lembra que o verde foi sempre uma constante nas suas vidas e isso motivou a entrada de toda uma paleta para o completar.