Por a 28 Julho 2023

Iñigo Iriarte Design de Interiores assina o projeto de decoração deste apartamento de 70m2, no coração de San Sebastián. 

Projeto: Iñigo Iriarte Design / Fotografia: Biderbost / Texto: Isabel Figueiredo

A proprietária, uma seguidora fiel de Iñigo Iriarte Interior Design, não teve dúvidas na hora de escolher a equipa para concretizar o projeto de decoração com o qual sonhava há anos. 

O imóvel estava em bom estado de conservação, mas tinha algumas cicatrizes, fruto de alterações empreendidas com pouco cuidado, além de que já não correspondia ao seu perfil ou ao programa que ela exigia. Além disso, o apartamento está localizado no coração da cidade San Sebastián, Espanha, num prédio histórico, espetacular, que também possui um elevador lindíssimo, uma “joia” muito bem preservada e cuidada pela comunidade. Mas se tal enriquece o projeto, também complicou o processo da obra. 

O maior desafio para Iñigo Iriarte Interior Design consistiu em minimizar o efeito ‘tubo’ da área de distribuição do hall de entrada, ampliando a luz e a perspetiva visual do conjunto. “Esta casa tinha um problema de luz natural e uma disposição inicial muito dividida. Com a nova distribuição, a metragem visual foi duplicada e a luz natural inundou toda a área”. 

O resultado, hoje, é um espaço dividido num hall de entrada e num corredor que termina numa extensa superfície espelhada que abriga a casa-de-banho e um quarto/closet. Tudo isto abre-se para uma grande zona central onde está localizado o restante do programa: cozinha aberta para a sala de estar/jantar e a master suíte, que é alcançada por uma porta dupla de correr de moldura e tamanho generosos. 

Todos os elementos decorativos e mobiliário foram selecionados e/ou executados pelo atelier. Destaca-se, por exemplo, a composição da estante e das mesas da sala. É uma composição única pensada exclusivamente para este espaço. Na sua posição ordenada, a grande estante expositora esconde duas mesas removíveis de 150×50 cm, com rodas ocultas, que doutra forma dispostas funcionam como práticas mesas de secretária ou como mesa de jantar central, ideal para reuniões em casa. 

A atmosfera alcançada com a remodelação define muito bem o proprietário: uma atmosfera fresca e intemporal onde coexistem várias peças. Entre elas, puxadores de latão Art Déco, uma fotografia contemporânea XXL a preto e branco de Akila Berjaoui, um tapete vívido e uma chaise-longue num tecido moderno, com estrutura em loop. 

A paleta de cores neutras transita entre brancos, beges, tons de chocolate e metálicos. Branco nas paredes, terra nas pedras e no piso, nogueira nas madeiras e detalhes de latão nas ferragens harmonizam-se com apontamentos de cor observados nas obras de arte e no mobiliário, uma marca nos projetos de Iñigo Iriarte. 

Apesar das pequenas dimensões do apartamento, o estúdio conseguiu criar vários recantos interessantes que se fundem delicadamente num grande espaço central. 

Num destes cantos da sala, por exemplo, são vários os conceitos que se misturam harmoniosamente: um sofá estofado em ‘animal print’ convive com uma mesinha lateral em espelho bronze que serve de pedestal à obra contemporânea, etérea e formal, o que dinamiza o conjunto. Esta composição é emoldurada por um grande candeeiro modernista italiano em latão. Em frente, destaca-se o conjunto de três mesas poligonais de mármore, uma delas encimada por um pisa-papéis italiano de vidro colorido. 

0
Would love your thoughts, please comment.x