Por a 18 Julho 2023

Espaços de convivência abertos à paisagem e ambientes intimistas pensados para promover satisfação. Nesta casa australiana, o todo é um conjunto de partes equilibradas.

Projeto: Edition Office / Fotografia: Rory Gardiner / segundo descrição do projeto

Nas margens do rio Birrarung/Yarra, adjacente ao Yarra Bend Park, na Austrália, o escritório Edition Office desenhou uma casa que, empoleirada numa escarpa, permite vistas desimpedidas para a paisagem. O lugar onde se ergue, fica também numa zona de alta concentração de casas bem preservadas dos anos 50 e 60, que serpenteiam atleticamente pelos terrenos inclinados adjacentes ao rio.

O grande desafio, contam os autores do projeto, foi equilibrar a densidade com a porosidade visual fundamental para manter essa ligação. Nesse sentido, criaram três  pavilhões visualmente independentes, em vez de um todo maior, que também permitiam assim um equilíbrio de formas em escala semelhantes com as casas vizinhas, relacionando-se com os espaços verdes mais imediatos ao seu redor. 

Foram planeados espaços de convivência abertos a norte – para rio e para o vale -, e quartos e espaços auxiliares que se abrem para os espaços verdes entre os pavilhões.

O projeto paisagístico colocou em movimento o desejo de que o edifício fosse absorvido pela paisagem, como que ancorado no local. O uso do cobre – que resistirá e envelhecerá graciosamente -, permitiu um nível de delicadeza a uma construção em betão pré-moldado propositadamente robusta e texturada.

Embora viver e estar conectado à paisagem fosse um fator importante, a sensação de deleite no interior também o era – queriam-se espaços privados cheios de luz, cheios de conforto e detalhes. E para o conseguir, o Edition Office deu uma resposta intuitiva.

0
Would love your thoughts, please comment.x