O evento inovador na área da sustentabilidade ensina a ser sustentável de uma forma lúdica através de workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings e conta ainda com um mercado onde estão presentes várias marcas portuguesas de áreas como moda, limpeza, cosmética e decoração.
Dedicada à sustentabilidade, economia circular e inclusão, a ‘Cidade do Zero‘, um evento que pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva, vai reunir já nos próximos dias 16 e 17 de setembro, várias atividades lúdicas e educativas, numa ‘mini- cidade’ criada de raiz no CCB – Centro Cultural de Belém. O evento inovador na área da sustentabilidade, que toca as áreas da educação, alimentação, mobilidade e consumo, abre portas em Lisboa para a sua segunda edição.
A funcionar das 10h00 às 22h00 no Centro Cultural de Belém, o evento ensina a ser sustentável de uma forma lúdica através de workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings, que abordam o tema nas suas várias vertentes, contando com a participação de especialistas de diversas áreas da ciência e profissionais de outras áreas de atuação.
Esta cidade sustentável, inclusiva e pet friendly, conta ainda com uma zona de mercado que se irá situar no espaço exterior do CCB, incorporando um modelo de mercado mais tradicional, com venda de marcas nacionais mais sustentáveis, com modelos alternativos de economia circular, onde se incluem mercado de trocas, de vendas em segunda mão e várias oficinas de reparação.
Todas as marcas presentes na “Cidade do Zero” são nacionais e destacam-se por alguns dos seguintes princípios: produção ética, impacto social, circularidade, gestão de resíduos ou trabalho com matérias-primas recicladas. No mercado é também possível encontrar marcas especializadas em soluções de energias renováveis, de mobiliário e decoração, para além de artigos de moda, cosmética, bebé & criança, limpeza, comida & bebidas e outdoor.
Manuel Cruchinho, sócio fundador da MCA – Manuel Cruchinho Arquitectos e autor do projeto de design da ‘Cidade do Zero’ garante que a ‘cidade’ foi pensada para causar o menor impacto ambiental possível e que foram utilizados apenas materiais que já estavam produzidos, ou cuja produção já estava planeada.
Escolha de materiais nacionais, renováveis e reciclados; princípios como certificação, reutilização ou versatilidade dos elementos criados; e utilização exclusiva de espécies nacionais para a decoração dos espaços verdes, foram alguns dos critérios para projetar esta ‘cidade’, que contou com o apoio imprescindível das empresas portuguesas Companhia das Madeiras, Civifran, Floema, Planta Livre e Santo Infante, para a produção e decoração do espaço.
A organização da ‘Cidade do Zero’ é da responsabilidade de Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e de João Barreiros, seu sócio e marido. A Delta e GoParity voltam a patrocinar a ‘Cidade do Zero’ e a AEG, Asus, Be@t, Casa Mendes Gonçalves, Eletrão, Grupo Ageas Portugal, Pingo Doce, Planta Livre, Salsa Jeans, The Loop e Volvo são as novas empresas parceiras nesta segunda edição.