Partimos de um apartamento no sótão de um edifício histórico, em Milão, com 100m2 e desenhado para uma família com três filhos, para mostrar algumas ideias de como decorar um espaço com uma área idêntica.
Texto: Isabel Figueiredo
No coração da ‘chinatown’ de Milão, este apartamento de 100 m2 é a residência de uma família com três filhos. O espaço e a forma como está disposto, organizado e decorado, inspirou-nos de tal forma que quisemos replicar. Conheça o projeto e algumas formas de o adaptar a si.
Viver em 100 m2
Este apartamento, projetado pelo Studio Elementare, fica no coração da ‘chinatown’ de Milão, no sótão de um edifício histórico, onde a luz natural é o principal elemento conceptual a partir do qual o projeto se desenvolve. A nova casa, nascida da união de dois apartamentos, serve uma família com três filhos, e transformou a estrutura do sótão criando um espaço aberto (sala e cozinha) e iluminado, por via de novas clarabóias. Todos os móveis, assim como os espaços, foram projetados de acordo com o estilo de vida da família e até os materiais foram escolhidos a pensar na luz, com cores vivas e naturais, madeiras e superfícies agradáveis ao tato.
fotografias: D.R
Ideias para criar este ambiente em sua casa
1. Twiggy, candeeiro de pé da Foscarini, por Marc Sadler, cuja fina linha arqueada suspende um grande difusor, que responde a múltiplas exigências de configuração e iluminação.
2. Rely HW91 com base bronze, cadeira de bar da &Tradition desenhada por Hee Welling.
3. Tapete Chimos, da Gan, por José A. Gandia-Blasco Canales, pequenos bombons definem a linha gráfica da peça gerados pelo trabalho de tufagem manual em lã virgem.
4. Flowerpot VP7, candeeiro de suspensão, cor mostarda, peça icónica desenhada por Verner Panton, na &Tradition.
5. Da Legrand, interruptor Valena Life, várias cores e 3 peças (mecanismo + tecla/centro + quadro), para uma instalação em 2 fases.
6. Da Frama, móvel Rivet, em alumínio, pode ser colocado na vertical e horizontalmente, servindo como mesa, espaço de arrumação ou de exposição. Pelo designer Jonas Trampedach.
7. Sofá Pearl, do Interia Studio, em dois tons, estofado com tecido de alta qualidade de origem italiana, design super confortável.
8. Patch HW1, mesa de jantar extensível por Hee Welling que emprega a técnica de extensão borboleta para alojar mais pessoas. Base em madeira rematada pelo tampo laminado liso. Em duas medidas: 180x90cm ou 240x100cm, extensíveis em 100cm. Na &Tradition.
9. Móvel para TV Hiba, aço lacado mate, acabamento epóxi, da La Redoute Intérieurs, inspirado no mobiliário industrial antigo.
10. Bathroom Stories 01, por Ana Popescu para a Paper Collective, pintado em acrílico, onde luz, sombra e superfícies manchadas transformam um cenário aparentemente simples em algo mais complexo.
11. Ropão uo, da HAY, cor verde-matcha, algodão OEKO-TEX, dois bolsos e cinto.
12. Arca-banco Slope para o quarto das crianças, inspirada em paisagens dominadas por colinas, com forma de onda, de MDF com certificação FSC™. Proposta da Ferm Living.
13. Caixa de arrumação EGO® Brick Drawer com gavetas para brinquedos, peças LEGO, utensílios de escritório e outros itens pequenos. Também pode guardar as fraldas, cobertores e loções do bebé. Em Room Copenhagen.
14. My Plate, por Jansen & Co para a Serax, em grés e aqui em amarelo.
15. My Teapot, bule para o chá por Jansen & Co para a Serax, em grés amarelo.