Cadeiras, sofás, loiças, tapetes, jarras ou iluminação. Da nossa seleção fazem parte 22 sugestões para deixar entrar esta cor em sua casa. Tome notas.
Texto: Isabel Figueiredo
Apricot Crush é a cor-chave para 2024, segundo a WGSN Trend Forecasting. Frutada, aponta o dedo na direção de um mundo mais sereno e positivo. Eis a nossa escolha de peças que procuram o bom diálogo com esta bonita cor.
1. Cadeira Morsetto, por Sergiy Levantin, uma colaboração com a DIZA Collective, com sede em Kiev, inspiração vintage e uma referência ao artesanato tradicional italiano.
2. Da coleção Montsechia, do ateliê Bacelar-Pereira Design, molheira, jarro e pratos “inspirada num Portugal antes de Portugal”. Peças feitas inteiramente à mão com o vidrado transparente, o que confere a segurança necessária para o contacto com os alimentos para casas contemporâneas.
3. Sofá duplo Weekend, pela dupla de designers BrichetZiegler, faz parte da coleção de móveis de exterior em alumínio da Petite Friture, caracterizado por formas ovais e ripas horizontais e verticais no encosto.
4. Da Baobab Collection, vela da lina Malibu, que liberta um delicioso aroma floral (magnólia, nectarina e pêssego).
5. Mezzaluna, col.120 Corallo, da Dedar, tecido cujo motivo geométrico é gerado pelo contraste entre o lustroso fundo acetinado e o fio rústico do relevo com seus reflexos metálicos. Para assentos de uso médio-intensivo.
6. A coleção Baratro (‘Brink’) de Sarah Balivo para a Malcusa, tem tudo a ver com a perceção pessoal e sensorial. As diferentes justaposições cromáticas – que vão desde as cores pó às pop – criam uma noção visual diferente. Mede 200×300 cm, em linho e viscose.
7. Tecido Dalie Papaveri Tulipani, da Dedar, estampado floral em que os efeitos especiais de fios flutuantes e ‘fil coupé’ geram um motivo abstrato e recriam o efeito do avesso de um tecido jacquard. Para cortinas e uso decorativo.
8. Coleção de seis jarras tipo totem Colorplay, de Fabrice Juan, combinam cores primárias profundas e o preto intenso, inspiradas nas memórias de infância do designer e com um toque lúdico e pop. Inspiradora e ousada, a coleção é uma declaração de amor pelo design.
9. Tapete Angelo I, da coleção Fabrice Juan Series para a Tai Ping, linhas gráficas e combinações de cores profundas, realçadas pela qualidade de execução e pelos materiais naturais.
10. Peaches é a mais recente coleção de assentos da designer Lara Bohinc. Composta por três peças; Poltrona Big Girl, Poltrona Derrière e Pufe Peachy, a coleção é inspirada no corpo feminino e nas suas curvas.
11. Da espanhola Bover, luminária de suspensão Noren S/85 por Manel Molina, em alumínio.
12. A Unopiù apresenta a nova coleção outdoor Coco, desenhada por Andrea Andretta, que recupera assim a história das icónicas cadeiras com estrutura metálica e fio de nylon, normalmente encontradas nas esplanadas dos bares e restaurantes italianas.
13. Mesa Kasane para o exterior, da Gervasoni 1882, faz parte da mais recente coleção desenhada pelo estúdio japonês Nendo. Graças a um jogo de tecelagem e sobreposição de diferentes elementos, cada produto torna-se uma escultura.
14. Da Dekton, superfície Kraftizen, com design da Cosentino, disponível numa gama de cinco cores versáteis, segundo uma técnica refinada através da tecnologia, para uma superfície durável que apela aos cinco sentidos através de texturas e volumes, cores sedosas e extra-mate para revestir pavimentos, paredes, mesas, bancadas e qualquer espaço intemporal.
15. Da Nardi, a Net Lounge é a nova poltrona outdoor inteiramente em fibra de vidro de polipropileno reciclável, com um assento generoso e profundo, forma envolvente e perfil ondulante. A Net Lounge também está equipada com ganchos para as toalhas.
16. Fluxo, peça inteiramente feita à mão pelo coletivo Oficina Marques, vista pela primeira vez na semana da arte e design de Lisboa, durante a exposição da 3ª Edição da Lisbon by Design e também no novo evento, Lisbon Design Week.
17. Da Pianca, sofá Nice, por Pier Luigi Frighetto, volumes generosos e convidativos, vários tamanhos, cores de tecido e acabamentos, perfeito para vários tipos de espaços configurações dinâmicas.
18. Marc Morro presta homenagem à humilde oficina da Sancal, onde tudo começou, com Il Tenderete, que exibe algumas das novidades vistas na edição deste ano do Salão do Móvel de Milão, entre elas Totem, o banco de bar sofisticado e a primeira colaboração de Sylvain Willenz com a empresa espanhola.
19. A Qeeboo colabora pela primeira vez com Philippe Starck com a criação da mesa de apoio Helpyourself, composta por três pernas e três braços que forma a base para um tampo de vidro de 140 cm de diâmetro.
20. Da LaCividina, cadeira de braços Agetti desenhada por Garcia Cumini, que desnuda o conceito de suavidade das superestruturas e recria o seu espírito mais autêntico num assento rigoroso que desafia as regras dos estofos tradicionais.
21. Da Nude, castiçal Mist, design de Tamer Nakışçı, trabalhado à mão a partir de cristal sem chumbo, destinado a melhorar a cintilação da luz interna. Disponível em rosa-pó e acabamento transparente.
22. Toalha de mesa e acessórios de cozinha da Marimekko, da coleção de outono/inverno 23/24 da marca, que como sempre tece uma homenagem à cor e à casa.