É um dos mais belos exemplos da arquitetura modernista belga e foi recentemente remodelada. A Villa Nisot foi alvo de um projeto de reabilitação e design de interiores, informado pelo seu legado mas também introduzindo um cunho actual. Um projeto assinado pelo Labscape Studio.
Projeto: Labscape Studio / Fotografia: Nicolas Schimp / segundo memória descritiva
O escritório Labscape Studio concluiu recentemente a reabilitação e projeto de design de interiores de uma villa unifamiliar modernista, numa zona rural de Bruxelas. A Villa Nisot foi construída por Louis Herman De Koninck (1896 – 1984) e é um dos mais belos exemplos da arquitetura modernista belga de meados do século.
O estúdio de arquitetura e design de interiores, reabilitou a villa e ampliou-a, preservando os valores arquitetónicos existentes. A extensão do lado da casa voltado para o jardim intimista resultou em volumes mais amplos e luminosos que favoreceram os quartos e lavabos localizados no primeiro andar.
Antes da intervenção, infelizmente, nada restava do interior original, mas sabe-se que De Koninck era um criador muito talentoso de mobiliário integrado, vidro e tapeçaria. O estudo da sua obra revelou a necessidade de um interior que ligasse o passado com um olhar para o presente e para o futuro. Por isso, no projeto muitas referências do seu trabalho informaram as escolhas de acabamentos e materiais, a par das preferências pessoais do proprietário – como resultado foram escolhidos, por exemplo, mosaicos, mármore e madeira para revestir paredes inteiras. A seleção de materiais e mobiliário integrado criou um design de interiores que é ao mesmo tempo comemorativo e peculiar, contemporâneo e fresco.
A cozinha é composta por impressionantes paredes de mármore e móveis totalmente integrados com vidros semi-transparentes. Foram utilizadas cores quentes e materiais únicos que, pese embora pareçam de tempos passados, conferem um ar bastante contemporâneo aos ambientes.
Foi também inspirados no trabalho de De Koninck que o estúdio criou a porta de vidro que divide a entrada da sala – “uma porta que é uma obra de arte em si“, sublinham os autores do projeto.
O bar possui uma porta arredondada com ripas verticais triangulares que acompanham o seu formato curvo. Outra verdadeira obra de arte, desta vez em madeira. Abrindo o bar, aparece uma peça de mobiliário por si só com um interior verde lacado.
A casa-de-banho principal é atemporal e contempla pavimento, paredes e teto em mosaico Bisazza PEONIA. O ambiente é o de um jogo de nuances contrastantes de materiais quentes e frios, luz e sombra, formas puras e complexas.
Uma outra casa-de-banho foi desenhada em mármore com veios lineares.
Aqui, o lavatório nasceu de um dos blocos de mármore cortados para o efeito. De salientar que, hábeis artesãos de pedra colocaram o precioso material com linhas contínuas em paredes, móveis e portas.