Até ao próximo dia 12 de novembro, Faro está a celebrar a 2a edição do “The Modernist Weekend“, um fim de semana dedicado à arquitetura modernista. Casas abertas para visitas guiadas, uma exposição e uma festa 70’s, além de uma conferência, animam a cidade e o território, que o jornal The Guardian batizou como “The Palm Springs of Portugal”.
Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas
“The Modernist“ e o Município de Faro, juntam-se de novo para coorganizar e dar a conhecer a todos, alguns exemplos da arquitetura e do património modernista local, com passeios temáticos, visitas a edifícios, alguns deles icónicos, uma exposição com artistas internacionais e uma conferência. A fechar o programa desta segunda edição, há o jantar e a festa anos 70 no Hotel Aeromar, edifício modernista com vista para a Ria Formosa, ainda hoje praticamente intacto, antecedidos pela palestra com Adam Stech, especialista e investigador em design e arquitetura modernista e curador do coletivo criativo Okolo Architecture (Praga).
O fim-de-semana abre com a exposição de entrada gratuita na Fábrica da Cerveja e prossegue com visitas guiadas a alguns exemplares de edifícios de arquitetura modernista — desde os que evidenciam claras influências da escola Bauhaus aos que têm projeto de Manuel Gomes da Costa (1921-2016), arquiteto algarvio natural de V. R. de Sto António e um dos grandes impulsionadores do Modernismo algarvio.
Entre os locais a visitar, destacam-se a Casa Gago (1955), inovadora nos materiais, moderna na forma e na relação entre o interior e exterior e uma das mais icónicas de Faro e a Casa 1923, caso único de Arte Nova com elementos decorativos Art Déco, recuperada pela PAr – Plataforma de Arquitectura (2022), aberta ao público como unidade de alojamento local este verão. Deste roteiro, faz parte ainda a visita à Alto House — novo alojamento local em Faro —, projetada por Gomes da Costa em 1964, que, embora tendo passado por algumas transformações, mantém os traços distintos do desenho original.
A SABER
Visitas e passeios: limitados a 25 participantes, c/ inscrição prévia.
Preços: Open Houses (€10); walking tours (€20) p/ pessoa.