Estas são as duas principais características deste apartamento, a par com a laje de betão à vista que, quer queiramos quer não, rouba muita da atenção na sala. Pensado para uma família com crianças pequenas, criar espaços com amplitude foi um critério essencial.
Projeto: Si Saccab / Fotografia: Evelyn Muller / segundo memória descritiva
Amanda e Rafael, um casal jovem com dois filhos pequenos, encontraram um apartamento na localização para eles, ideal. Contudo, o imóvel estava degradado e desatualizado e foi neste contexto que entrou a equipa do escritório Si Saccab, que acabou por recriar o apartamento do zero.
Segundo contam os autores do projeto, pouco ou nada do original resistiu à remodelação total – por questões estéticas mas também estruturais – e o resultado final, também pouco tem a ver com a planta original.
Os proprietários – jovens, ligados ao desporto e ousados – ansiavam por um apartamento amplo, com espaços que se relacionassem uns com os outros e com amplitude para os filhos conseguirem viver a casa também.
Aos arquitetos, foi dada liberdade para criar, e em resposta, a equipa procurou recriar ambientes jovens mas requintados, que acabaram por ser um contraponto à laje de betão totalmente à vista – encontrada durante o processo de demolição. ‘’Este mix de elementos e união de estilos, criou uma atmosfera mais original’’, sublinham os autores da remodelação.
Em termos de materiais, os arquitetos sublinham que a escolha recaiu sobre superfícies práticas e duráveis – como é o caso do mdf azul da cozinha ou a mesa de serralharia em balanço também na cozinha.
A pedido dos clientes, a sala é aberta e sem muitos móveis, para deixar espaço para circulação e para as crianças brincarem. Também a pedido deles foi criado um escritório, que fica camuflado atrás da zona social do apartamento.
Uma vez que o desporto é um tema importante para a família, foi também a inspiração para o quarto das crianças.