Mas não só! A 57ª edição da Feria Hábitat València e da 51ª Home Textiles Premium aconteceu em setembro, em València, Espanha, num espaço que reuniu, em oito pavilhões, mais de 880 empresas e marcas internacionais. Estivemos lá e damos a conhecer alguns dos favoritos.
1. Mesa Knossos, da Mobenia, por Isaac Piñeiro, feita a partir da combinação de materiais naturais, como o grés e a madeira, apoiada por um design de linhas essenciais para criar uma peça que se caracteriza pela simplicidade e forma escultural.
2. Da Solus, Fire & Water, Hemi 36, o carro-chefe e a primeira fogueira que a Solus produziu, peça arquitetónica e escultural, elegante dentro e fora de casa, disponível em 12 cores (de cimento).
3. Da Actiu, cadeira Bee, combina qualidade e design num produto de engenharia resiliente, resultado de um processo de trabalho refinado que inclui inovação, tecnologia, ciência dos materiais e sustentabilidade nos processos.
4. Mesa ‘Objeto 2’, faz parte da coleção Entombment, do coletivo sediado em Madrid Hdden Forms, em freixo branco, nas medidas 190 x 89 x 40 cm. A peça é um testemunho da arte e do trabalho artesanal em cada detalhe, construída inteiramente em madeira, sem nenhum suporte de metal. O posicionamento das esferas, com as pequenas áreas de contacto, cria uma ilusão de fragilidade e desequilíbrio. Inclui certificado de autenticidade.
5. Da Sancal, poltrona Tonella maxi, de estilo ‘boudoir’, a companheira ideal para sofás espaçosos, pelo estúdio sueco Note, que agora cresce em altura e largura, sem perder a essência do primeiro desenho.
6. Banco para exterior Stack, da Nardi, em plástico reciclado (resinas de polipropileno de fibra de vidro regeneradas e uniformemente coloridas com aditivos UV), com acabamento fosco, pés antiderrapantes, nas cores Terra, Gesso, Basalto e Cactus.
7. A poltrona de braços da coleção Tulum, por Eugeni Quitllet para a Vondom, estende as exigências e o conforto do interior para o exterior, sem prejuízo da boa manutenção dos materiais.
8. Aparador da coleção Aura, por Angel Martí & Enrique Delamo para a Trekku, cujo design é inspirado no passado, influenciado pela cultura de design dos países nórdicos. Os pés de metal e madeira projetados especialmente para a coleção reforçam esse visual retro e intemporal. O acabamento é em madeira de nogueira e carvalho natural, com aparência lacada.
9. La Buñuelera, de Isabel Alonso, celebra a tradição valenciana de comer ‘buñuelos’. A peça consiste num elemento semelhante a uma tampa de madeira que se encaixa na parte superior de uma taça de cerâmica. A primeira foi projetada para conter os ‘buñuelos’, doces tradicionais com um buraco no meio; a segunda serve para conter o chocolate quente, que é a bebida usual para a ocasião.
10. Blur, por Enrique Martí Associates para a Doos Design, poltrona estofada com encosto em espuma injetada e pés em madeira de faia, também disponível noutras madeira e em metal, para diferentes usos.
11. Gaivota, da Objekto, por Reno Bonzon, que imaginou a cadeira de baloiço quando estava sentado na neve macia, durante uma estadia nos Alpes, e observou a sua pegada ao erguer-se. Esta é provavelmente a criação mais premiada no Brasil, combinando estética e ergonomia, vencedora do Prémio da Casa Brasileira e do Prémio Movesp em 1988, selecionada em 1990 para representar o Brasil na Bienal de Design de São Paulo.
12. Amable, da DoosDesign, poltrona estofada com estrutura de madeira e espuma injetada, pés de faia e apoio de cabeça circular. Escultural, com proporções desafiadoras, mas também agradável e muito confortável, a Amable foi pensada para criar um ambiente íntimo e proporcionar condições únicas de relaxamento.
13. Sofá Trena, da Vical, une dois conceitos: leveza e força. O apoio para a cabeça e o encosto são revelados como uma única peça envolvente que abraça o todo, criando um espaço íntimo em que a corda é o material principal. Mede 320x90x70 cm.
14. A Creavalo é um novo projeto que assenta a sua atuação nos 3 Rs, fabricando produtos feitos a partir de tecidos considerados resíduos. A sua primeira coleção, The Capsule Collection, inclui peças em tecidos e espuma, nomeadamente a mesa de centro Gean 1 e 2, a Llac, feita a partir de jeans, Nuvol 1, Nuvol 2 e Nimde, duas bandejas e um vaso, com brim reaproveitado, Wabe, painéis e Blu, tapete.