O Japão está na sua lista de destinos, o livro Um criador rigoroso, na sua mesa de cabeceira, e entre os seus objetos preferidos de sempre, está o candeeiro Taccia, produzido em 1962 pelos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni. Conheça os projetos as escolhas e os desejos de Miguel Raposo para 2024.
Texto: Isabel Figueiredo
Miguel Raposo é designer de interiores e fundador da Miguel Raposo Interiors Collection.
Um destino
Há muito que o Japão é uma viagem programada e faz parte de uma lista dos mais desejados destinos. A tradição e modernidade caracterizam a cultura deste país num equilíbrio perfeito entre presente e passado. Com uma estética muito característica, os japoneses vivem em harmonia com a natureza e esse conceito reflete-se na arquitetura e no design, onde não há lugar para “excessos” sem razão.
Um designer
A par de outros que segue, Miguel destaca para estas páginas Antonio Citterio, arquiteto e designer italiano. “O seu estilo revela uma combinação perfeita entre as formas intemporais e a alta qualidade dos materiais. A sua versatilidade permite-lhe desenhar para as grandes marcas internacionais, dando um cunho único a cada projeto, desde uma simples cadeira até um grande edifício. Aprecio particularmente os seus projetos de interiores, onde se destacam as peças por si desenhadas em que o uso dos materiais, texturas e cores resultam em ambientes de elegância única“.
Um objeto
O candeeiro Taccia, produzido em 1962 pelos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni, é muito mais do que um simples candeeiro. “É uma peça de arte funcional, versátil, escultórica e intemporal. A Flos lançou agora uma nova versão Matte White, perfeita para os ambientes mais sofisticados. Achille descreveu o design do Taccia numa entrevista em 1970 como o “Mercedes dos candeeiros, um símbolo de sucesso”.
Um livro
Um criador Rigoroso, de Lucien Donnat. O livro descreve o percurso de um estrangeiro que chega a Portugal pelos anos 40 e faz de Lisboa a sua casa. Figura incontornável no panorama artístico, começa por ser figurinista no Teatro Nacional D. Maria II, mas rapidamente estende o seu talento aos ambientes das casas. Com uma estética muito própria, desenvolve vários projetos de interiores, entre os quais, o Hotel Avenida Palace, Hotel Ritz e Hotel da Lapa.