Por a 28 Maio 2024

As linhas sóbrias e minimalistas, escolhidas pelo atelier Floret Arquitectura, fazem deste edifício uma dança entre cheios e vazios, numa coreografia de varandas que se erguem como notas musicais numa partitura urbana. A reportagem fotográfica é de Ivo Tavares.

Projeto: Floret Arquitectura / Fotografia: Ivo Tavares Studio / segundo memória descritiva

Este edifício localiza-se na cidade do Porto, numa área residencial nas imediações do centro da cidade. A construção destaca-se pelas suas formas contemporâneas, cuja composição distinta resulta da morfologia do lote, permitindo a exploração de formas de cheios e vazios que criam as divisões entre varandas.

Para garantir a harmonia com a envolvente e equilibrar o seu design distintivo, os materiais e cores do edifício foram escolhidos pela sua simplicidade e sobriedade, com o objetivo de desviar a atenção do observador para a dinâmica formal criada pela sua forma.

Dividido em seis pisos, este edifício é composto por dezassete apartamentos de tipologias T2 a T3. Os apartamentos caracterizam-se pelos seus amplos espaços pensados para habitação de longa duração de pequenas famílias. Todos possuem varandas privadas.

A distribuição dos apartamentos é feita através de um bloco central que foi pensado para maximizar o espaço interior dos apartamentos, garantindo que as áreas de circulação fossem funcionais e reduzidas à mínima área.

Na cave encontra-se o parque de estacionamento privativo com 21 lugares de estacionamento. Embora este espaço se encontre por baixo do edifício, é aberto para o logradouro, permitindo a sua ventilação constante e a ligação do volume com a área exterior.

O logradouro caracteriza-se pela sua topografia íngreme, transformado num conjunto de níveis que, embora sendo uma área comum, permite uma utilização mais privada dos seus vários espaços exteriores pelos habitantes do edifício. São principalmente áreas verdes com vegetação envolvente.

À noite,  a forma do edifício é realçada pela iluminação cuidadosamente estudada que reforça precisamente as irregularidades que caracterizam a sua fachada.

0
Would love your thoughts, please comment.x