Às portas de mais um fim-de-semana, vamos até à Comporta para lhe sugerir pessoas, lugares e experiências imperdíveis. Tome notas.
Fotografia de entrada: Cavalos na Areia / Texto: Isabel Figueiredo
Bonita em qualquer época do ano, a Comporta e as suas praias e aldeias em redor seduzem cada vez mais pessoas de todas as nacionalidades. É um destino incontornável em Portugal, tanto para que os procuram descansar sem grandes bulícios, como para os que querem estar no epicentro do luxo descontraído e usufruir do que mais exclusivo é feito atualmente no Portugal costeiro.
O francês Pierre Bouissou identificou este cenário idílico, fundou a marca Alma da Comporta e criou a linha de fragrâncias Alma, com base nos aromas da região.
Outro nome internacional seduzido pela região? Vince Van Duysen, o arquiteto belga que assina o projeto do JNcQUOI Beach Club, um oásis à beira-mar, inspirado na linguagem arquitetónica das casas dos pescadores locais e no contexto histórico da zona. Cores e texturas aliam-se à experiência gastronómica, num cenário mágico.
Do mesmo autor, Melides é uma coleção de grandes vasos e assinala a sua primeira colaboração com a marca belga Domani. O seu exterior, tratado como se fosse uma pele, é texturado e reflete a natureza abundante da costa da região.
Jean-Philippe Demeyer, outro belga apaixonado pela região, desenhou o sofá modular Comporta com tecido Garden Tapestry, numa afirmação da sua preferência pela cor. Demeyer fundou o estúdio de design de interiores JPDEMEYER&CO com Frank Ver Elst e Jean-Paul Deweywer e desde então tem brindado o mundo com uma abordagem eclética, que entrelaça vários estilos, períodos e culturas.
Para dormir, e porque a escolha é ampla, apontamos na direção do novo Independente Comporta, sediado numa área de terreno com 12 hectares, que alojam várias casas e hotel com 40 quartos.
Outro projeto turístico a dar cartas há alguns anos é o Cavalos na Areia, fundado em 2011 por José Ribeira, um sonhador, e visionário, apaixonado pela vida ao ar livre. A escola e os passeios, que começaram com apenas doze cavalos, guardados num antigo armazém de arroz na aldeia da Torre, cresceram em sucesso e número e são um hoje umas das experiências mais memoráveis, para quem ali passa uns dias.
Nascida em Portugal, segundo projeto do arquiteto Miguel Câncio Martins e Marianne Brass, e feita em França, a Oryza Lab é uma marca de skincare à base de arroz, autêntica e científica, fiel às tradições da Comporta. A linha é ampla e tem um visual clean, sem se desviar do que de mais valioso tem: o grão do arroz, rico em minerais essenciais, vitaminas e antioxidantes e um tesouro para a pele.
À loja Lavanda todos vão dar! É, e será sempre, um destino inevitável para os amantes da moda e dos acessórios-casa. A primeira Lavanda abriu em 2003 no Estoril e, decorridos sete anos, nasceu a primeira flagship concept store da Lavanda na Comporta, onde todas as peças são curadas por Cathrine.
Tudo boas razões para ir até à Comporta este fim-de-semana. Aproveite!