Por a 31 Maio 2024

Este mês, o convite é para explorar um mundo de criatividade e estilo, de onde fazem parte artesãos, artistas plásticos, arquitetos e designers. Eles são os grandes protagonistas de junho e por isso, nesta edição, mergulhamos na cena artística e no design inovador que moldam cinco apartamentos, em Lisboa e Madrid. Mas não ficamos por aqui, vamos também até Veneza, Coimbra e Açores, onde deste ano acontecem vários eventos a não perder. Em linha com esta homenagem ao talento, reunimos uma mão-cheia de peças úteis para sua casa – dos assentos aos minidomésticos. Em suma, junho é o mês em que celebramos a cor, a riqueza criativa e o talento local. Junte-se a nós nesta festa.

Inspirações

Das técnicas tradicionais aos pequenos ajudantes do dia-a-dia, as inspirações de junho vão ao encontro da beleza mas também da funcionalidade.

À Lupa

Como já referido anteriormente, nesta edição a criatividade é a grande inspiração. Por isso, damos-lhe a conhecer o designer Eric Benqué, a ceramista Marie-Laure Davy, a dupla criativa Studio Farinha Rosa, a escultora têxtil Maria Pratas, o trabalho de Vasco Fragoso Mendes e do seu Barracão, a beleza das peças da Vago Ceramics e ainda o trabalho da designer Paloma Gonzalez-Espejo.

Eric Benqué

Destinos em foco

Açores, Coimbra e Veneza são os destinos desta edição. Descubra nas páginas que lhes dedicamos alguns lugares, projetos, exposições e pessoas imperdíveis.

São Jorge, Açores © Martin Kaufmann

Ambientes

Porque o sofá, as cadeiras ou um pufe multifuncional têm sempre lugar em qualquer casa, deixamos algumas ideias e bons exemplos de design nacional e além-fronteiras. 

Alerta Design

Voltamos a ir ao encontro de profissionais de referência, para saber quais os seus projetos, escolhas e desejos para 2024. São eles César Travassos, Pedro d’Orey e Anabela Dias.

Anabela Dias

As nossas casas

Por último, a nossa seleção de casas. Nesta edição abrimos a porta a cinco – quatro em Lisboa e uma em Madrid, unidas pela atenção ao detalhe e pela localização em bairros de prestígio. Começamos pela capital espanhola, o pied-à-terre da designer de interiores e de mobiliário Paloma Gonzalez-Espejo, que assina este que é o seu refúgio e o da família quando visita a cidade, onde nasceu. As fotografias são de Felipe Scheffel.

Seguimos para o centro de Lisboa, para um apartamento localizado entre a Avenida da Liberdade e o Príncipe Real, que teve uma intervenção assinada pelo coletivo Conceitos de Arte. As fotografias são de Nuno Martinho.

Em Campo de Ourique, abrimos a porta a uma casa reabilitada que nos surpreende logo pela bonita fachada. O projeto é assinado pelo coletivo Fragmentos e as fotografias são do Ivo Tavares Studio.

Ainda no mesmo bairro, somos recebidos por uma atmosfera acolhedora, onde elementos originais, como o piso de madeira e os tetos trabalhados, contam histórias de décadas passadas. Uma remodelação da autoria do proprietário, que foi cuidadosamente desenhada para atender aos padrões contemporâneos de conforto e bem-viver. As fotografias são de Ana Paula Carvalho.

E fechamos a edição num apartamento localizado entre o Marquês de Pombal e as Amoreiras, que serve o estilo de vida de um empresário indiano que escolheu Lisboa para morar. O arquiteto de interiores Kurt De Leeuw, fundador do Itsk.studio, assina o projeto e as fotografias são do José Manuel Ferrão.

Tudo isto e muito mais, são boas razões para não deixar fugir a sua Urbana de junhoPor último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura.  

Despedimo-nos desejando um ótimo mês, repleto de criatividade e inspiração.

0
Would love your thoughts, please comment.x