Por a 21 Maio 2024

Tom van Erp e Wim van Erp, os irmãos por detrás da Van Erp Objects, dizem que a investigação está na base dos seus projetos. Saiba mais sobre esta dupla que desenvolve peças caracterizadas por uma fusão de técnicas ultramodernas e artesanato tradicional.

Texto: Isabel Figueiredo

A Van Erp Objects, dos irmãos holandeses Tom van Erp e Wim van Erp, esteve presente na Collectible, a feira dedicada ao design colecionável contemporâneo cuja 7ª edição aconteceu em março, em Bruxelas. Habituados a colaborarem com o pai na produção de móveis na sua fábrica desde cedo, antes de seguirem o seu próprio caminho, os dois irmãos desenvolveram uma relação íntima com a manufatura. Tom trabalhou, mais tarde, na área da restauração e Wim, com quase 30 anos de experiência no setor da metalomecânica, adquiriu know-how em aplicações industriais e juntos desenvolveram capacidades manuais e artísticas.

Técnicas de dobragem de metal controladas por computador e de corte a laser, fotografia, edição de imagem ou gastronomia e relações públicas fazem parte das suas competências. Hoje, unidos no amor pela arte e pelo design, são o rosto e as mãos da Van Erp Objects.

Tom é hábil em termos de organização, é pragmático e tem afinidade com o marketing, um conjunto de competências que combina com a experiência de Wim, permitindo-lhe concentrar-se apenas no design e na produção.  

As obras da Van Erp Objects são caracterizadas por uma fusão de técnicas ultramodernas e artesanato tradicional, com o recurso, algumas vezes, a materiais antigos. “Ao utilizar as propriedades de um material e ao jogar com a textura, a luz é captada de diferentes formas”. A combinação destes aspetos cria um design contemporâneo com influências clássicas e um toque de nostalgia. “A vida atual é acelerada. Muitas vezes, faz-nos sentir apressados e stressados, pelo que não estamos no aqui e agora. Para nós, a arte e o design podem fazer isso. Chamamos-lhe momentos de ‘olhar por cima do ombro’”. 

 Tre△sure é o nome da nova peça / coleção vista na Collectible deste ano, em Bruxelas. “A inspiração vem dos tesouros, que seduzem a imaginação desde que a humanidade existe”. Beleza, luxo e mistério, aliados ao sentido de aventura. “Tentámos captar este sentimento com Tre△sure, uma série evolutiva de objetos de design, construídos a partir de triângulos de latão meticulosamente compostos, que adoptámos como a nossa forma de assinatura. Blocos de construção que, devido ao seu pequeno tamanho, são adequados para processos como a patinação, a oxidação e o polimento”.  

0
Would love your thoughts, please comment.x