Por a 18 Junho 2024

De frente para a praia, neste apartamento a aposta foi num mix de materiais leves e no equilíbrio de peças clássicas e contemporâneas. 

Projeto: Fernanda Medeiros / Fotografias: Luiza Scheirer

Datado dos anos 1960/1970, este apartamento de 200m2 ganhou uma alma solar com o projeto assinado por Fernanda Medeiros.

Tudo começou quando os moradores – um casal com dois filhos pré-adolescentes -, sentiram a necessidade de fazer uma remodelação na sala para que pudessem ter um espaço para receber os amigos e estar em família. Para isso, a arquiteta optou por inverter a localização da sala de jantar e da sala de TV, além de também criar outros ambientes de estar, integrando-os todos.

Fernanda Medeiros faz  referência à entrada do apartamento, onde foi criada uma espécie de “hall de orações”. “A família, super religiosa, queria expor os objetos, esculturas e imagens sacras de modo a criar um ambiente para orações e também de bênção para quem entra e sai”, conta Fernanda.

A arquiteta destaca também a mudança feita na varanda, onde foi colocada uma pequena mesa para pequenas refeições e um jogo de espelhos que “trouxe ainda mais o mar para dentro de casa”.

A marcenaria é também um dos pontos de destaque do projeto, que marca presença na forma de lâmina natural em carvalho americano com detalhes em palha, assim como em vários dos móveis da autoria da própria arquiteta – como a adega, a estante com banco que integra os ambientes de estar e TV, e o móvel de apoio da área gourmet.

Durante o processo da obra (que durou apenas dois meses para ser concluída) alguns aspetos originais do edifício dos anos 1960/1970 foram preservados, tais como o pé direito generoso e detalhes como a sanca e o pavimento de madeira.

Na decoração, a arquiteta apostou num misto de materiais leves – como a madeira clara, palha e metais brancos -, para criar um equilíbrio com os detalhes mais antigos. A cliente optou por peças nacionais de decoração e objetos simples, mas com a personalidade de um apartamento à beira mar.

0
Would love your thoughts, please comment.x