Por a 12 Junho 2024

O escritório de arquitetura internacional Kerimov Architects foi o vencedor do Red Dot: Design Concept 2024 Award, com um projeto em Portugal. Este é o 8º prémio que recebem com a casa a que deram o nome de Hidden House.

Projeto: Kerimov Architects

Situada numa falésia algarvia, em Lagos, e inserida numa área de mais de 1000 m2 com vista para o oceano, a Hidden House tem vindo a conquistar os júris de alguns dos mais prestigiados prémios de arquitetura internacionais.

Com 800m2 de área, o projeto teve de ter em conta o principal requisito do município local: deveria ser praticamente invisível, alterar minimamente a paisagem local e não se destacar no ambiente, uma vez que a falésia em que se encontra é claramente visível a partir do centro da cidade.

Com isso em mente, o gabinete Kerimov Architects desenhou uma casa perfeitamente integrada na paisagem: do lado da estrada, o edifício parece ser de um só piso, mas do lado do oceano e do centro da cidade é quase invisível. “Graças à disposição inteligente dos volumes, seguindo a topografia do local, conseguimos obter o efeito de uma diferença natural de elevação: os terraços tornam-se uma continuação da paisagem. Vale a pena notar que cada nível (zero e -1) tem uma vista para a envolvente natural e para a luz solar natural”, explicam na memória descritiva do projeto.

Existe um átrio no centro do projeto e cada volume que compõe a casa é uma unidade independente. O esquema de cores escolhido é inspirado na cor da zona envolvente: a tonalidade arenosa da fachada correlaciona-se com a cor das rochas, pelo que a casa, como um camaleão, imita a paisagem rochosa sem se destacar.

Existem duas piscinas – uma é um “caminho de natação” com lados de vidro e um fundo, está virada para o oceano e está localizada ao nível da sala de estar superior. A segunda é uma grande piscina ao nível do piso -1, virada para a falésia.

Seguindo rigorosamente os requisitos de insolação, a casa foi orientada para os pontos cardeais e foram maximizadas todas as janelas nos principais pontos de vista. “Isto permite que os habitantes se sintam confortáveis em casa mesmo na altura mais quente do ano”, explicam.


O projeto utiliza o sol como uma fonte adicional de energia: foram instalados painéis solares nos telhados, que recolhem a energia solar e térmica. A energia térmica é utilizada para aquecer a piscina e para aquecer a casa nos raros dias frios. A insolação da casa é também regulada por lamelas giratórias instaladas nas janelas. Uma vez que o terreno rochoso é problemático para a colocação de comunicações, instalámos tanques de recolha de água e funis que recolhem a água da chuva para utilização posterior – rega de plantas e necessidades técnicas.

“O princípio fundamental da filosofia do nosso gabinete é que cada lugar tem a sua própria arquitetura. Ganhar o Red Dot: Design Concept Award é a prova da validade total desta abordagem. É uma grande honra e uma conquista significativa para nós receber este prémio, confirmando que escolhemos a direção certa para a implementação criativa”, afirmaram Shamsudin Kerimov e Ekaterina Kudinova, co-fundadores da Kerimov Architects.

0
Would love your thoughts, please comment.x