Concluído em 2023, este T2 no Príncipe Real foi alvo de um projeto de remodelação, conduzido pelo coletivo SGA | Sylvain Grasset Architecture.
Projeto: Sylvain Grasset Architecture / Fotografia: Fernando Guerra / segundo memória descritiva
Localizado no último andar de um edifício construído na segunda metade do século XIX, em Lisboa, este apartamento de tipologia T2, com uma área bruta construída de 120m2, está integrado num edifício “gaioleiro” característico da paisagem arquitetónica da cidade. Agora com nova cara, depois de ter passado por uma renovação completa, o T2 revela-se um espaço contemporâneo e acolhedor, apoiado pela decoração curada com peças de design únicas.
A abordagem é inspirada na valorização do existente. Cada espaço, com as suas torções, ângulos oblíquos e particularidades, foi cuidadosamente pensado para criar uma harmonia coerente. Esta é uma renovação feita à medida, tal como a alta-costura de um boutique atelier, onde cada detalhe contribui para a singularidade do resultado final.
Procurando preservar a alma original do espaço, evidenciando o sistema construtivo do século XIX, as ripas de madeira de tabique e cruzes de Santo André foram cuidadosamente escovadas à mão, para restaurar a sua beleza original. Foi ainda incorporada a pedra texturizada e restauradas as molduras de madeira, envolvendo todos os materiais, para uma boa convivência com os elementos modernos contrastantes.
O recurso ao teto falso, com sancas pontuais, permitiu ocultar os sistemas de climatização e de iluminação, com base numa fusão de técnicas tradicionais e contemporâneas, resultando numa atmosfera única em todo o apartamento.
O resultado final é um apartamento onde a tradição e a modernidade se entrelaçam de forma harmoniosa, oferecendo não apenas um espaço habitável, mas um verdadeiro testemunho de elegância e inovação no coração do centro histórico de Lisboa.