Por a 20 Junho 2024

Em foco esteve a produção local, as práticas sustentáveis e a atual fase de mudança no design.

Texto: Isabel Figueiredo 

A Stockholm Furniture Fair 2024 regressou no início deste ano com um programa revitalizado, fundindo a cultura com o comércio, com um alinhamento de expositores emergentes e consagrados, palestras e exposições que salientaram a atual fase de mudança no design. A edição de 2024 sublinhou a influência sustentada da Suécia na esfera do design mundial e teve como convidado de honra o estúdio Formafantasma, além de acolher as exposições do estúdio de design e de arte Folkform e do coletivo Jordens Arkitekter.

Lab La Bla, Axel Landström e Victor Isaksson Pirtti
Jordens Arkitekter

Reading Room, a exposição do Formafantasma, muda o foco dos produtos para os processos de design e o conhecimento transformador. Na feira, houve espaço para ver as exposições da plataforma de produção SPOK, que reúne conhecimentos sobre as possibilidades do fabrico local; do estúdio Contem, que apresentou um trabalho feito a partir de madeira de ulmeiros abatidos devido à doença da árvore — e aos quais o estúdio dá uma nova vida — e lançou a iniciativa New Ventures, um novo espaço para jovens marcas de design (“e ao preencher esta lacuna, uniu no recinto marcas consagradas e emergentes”, como referiu o arquiteto e designer Gustaf Westman.

Outros expositores da New Ventures incluíram Stamuli, NM3, Niko June, Ekbacken Studios e o coletivo de design Swedish Girls.  

Repetindo o sucesso de 2023, Älvsjö Gård marcou presença com um espaço pop-up no interior do pavilhão da feira. A plataforma dedicada ao design de pequena escala, experimental e de edição limitada, inclui ainda exposições de artistas como Nick Ross, Humans since 1982, Gustav Winsth e Alexander Lervik. Estes dois últimos colaboraram utilizando a Realidade Virtual para conceber uma poltrona da qual foram feitas três cópias.

Tom Chair, Reggy St Surin

“Para mim, é importante que o futuro do design contribua com algo para além do produto em si. Inspiro-me nas novas tecnologias e na inovação, e uma plataforma como a Älvsjö Gård é fundamental para impulsionar esta agenda”, disse Winsth. 

0
Would love your thoughts, please comment.x