Construída com o método Light Steel Frame, nesta pequena casa de 40m2 a inovação anda de mãos dadas com a simplicidade.
Projeto: Sabugosa Arquitetura / Fotografias: Denilson Machadao / MCA Studio / segundo memoria descritiva
Já ouviu falar em Light Steel Frame? Ou em português Construção em Aço Leve? É um método construtivo inovador, que utiliza chapas de aço galvanizado revestidas como elemento principal de construção, substituindo assim o betão e o ferro. A resistência e a leveza – pelo facto de não usar argamassa a construção tem menos peso – são duas das suas características, mas não só. Este sistema também permite uma grande variedade de acabamentos e por consequência uma enorme versatilidade, para além de que poupa água e também tempo.
Consciente de todas estas particularidades, o escritório Sabugosa Arquitetura resolveu criar uma tiny house, com apenas 40m2 de área construída, e participar com a mesma na edição que está a decorrer da CASACOR.
A casa, foi desenhada com ambientes integrados e minimalistas, tendo como conceitos principais o conforto e a funcionalidade. Composta por zona de living, cozinha e suite com casa de banho, as paredes curvas e os ângulos orgânicos completam a sua essência, mas há um detalhe que se evidencia – a janela redonda presente na área social.
Com uma paleta de cores suave e o recurso a tecidos neutros, a casa deixa em evidência peças importantes do projeto e a forma como se integram de uma maneira suave. É o caso da obra feita em papel por Thomaz Velho, instalada por cima da cama, que garante uma identidade exclusiva ao espaço.
A dividir a zona da cama com a casa de banho, foi colocada uma cortina que também serve como tela para um projetor da LG. A projeção pode também ser feita na parede da área exterior, permitindo uma visão da banheira.