Por a 9 Julho 2024

A remodelação de um apartamento em Berlim, foi o projeto que mais curiosidade suscitou nos leitores do site Urbana durante o mês de junho. Mas não só. No top 10 estão também casas de praia, a transformação de um celeiro, apartamentos com soluções inovadoras e casas ecléticas que transbordam personalidade e inspiração.

Voltamos a reunir as 10 casas mais vistas durante o último mês, para que não perca nada do nosso site. Se não teve oportunidade de ver, não perca esta oportunidade.

Antes e depois: apartamento em Berlim

Este apartamento em Berlim é casa de uma família que tinha o desejo de o modernizar. Uma sala de estar e jantar amplas, apoiadas por uma cozinha luminosa, era o principal objetivo. O projeto é assinado por Marc Hensel e as fotografias são de Hiepler, Brunier .

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Casa para uma viajante, em Lisboa

O estúdio nacional de arquitetura e design de interiores L’Éléphant assina o projeto de interiores desta casa de 200 m2 situada no Príncipe Real para uma viajante experiente que aqui desejava ter o seu refúgio — e que este representasse o seu estilo e fizesse com que se sinta em casa sempre que regressa. As fotografias são do Francisco Nogueira.

Leia a história e veja todas as imagens, aqui.

Quando o mobiliário desenha espaços

Nesta reabilitação interior, as curvas contam uma história de fluidez e funcionalidade. O desafio, foi criar espaços que fossem simultaneamente privativos e produtivos e o mobiliário curvo, desempenha um papel crucial na regulação dos mesmos, proporcionando uma transição suave entre as diferentes áreas. O projeto é de David Olmos e as fotografias do Ivo Tavares.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Ibiza Springs

Existem casas onde parece que o bom tempo permanece o ano inteiro. É o caso desta residência de família em Ibiza, desenhada por Susanna Cots. Com interiores claros e janelas amplas, os ambientes são regados a sol e convidam a ficar. As fotografias são de Mauricio Fuertes.

Veja todas as imagens desta casa, aqui.

Casa na Romeira

Inspirada nos tradicionais ‘montes’ da paisagem rural portuguesa, a Casa na Romeira deseja esculpir o próprio lugar. O seu acesso não é imediato, é feito circundando uma pequena colina, convidando os visitantes a apreciá-la visualmente antes de entrar. Um projeto assinado por dp arquitectos e fotografado por Ivo Tavares.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

Equilíbrio de épocas

Apartamento com ar de museu? Não, obrigada. O maior desafio do escritório de arquitetura de Maia Romeiro ao remodelar este apartamento de 120m2, foi incorporar no mesmo parte da coleção de antiguidades dos clientes, sem deixar os espaços visualmente pesados. O resultado são ambientes com personalidade, mas onde diferentes épocas convivem de forma moderna. As fotografias são de Lilia Mendel.

Veja todas as imagens deste apartamento, aqui.

O apartamento de 42m2 do arquiteto Rodolfo Consoli

É mais pequeno do que o que procurava, mas entre outras coisas, a varanda ao nível da copa das árvores arrebatou-lhe o coração. O arquiteto remodelou o apartamento sem fazer alterações à planta original, deixando-o à sua imagem e atestanto que, com imaginação é possível contornar a falta de área. As fotografias são de Luiza Schreier.

Saiba mais sobre este apartamento, aqui.

Neste apartamento a sala é um jardim

Neste apartamento, que mais parece uma casa, a sala abre-se para uma bonita área exterior. A remodelação privilegiou as relações com o jardim, que emoldurado por portas em serralharia, parece um quadro pintado em tons de verde. O projeto é assinado pelo escritório Rodra Arquitetura e as fotografias são de Maura Mello.

Veja mais imagens deste apartamento, aqui.

Celeiro D’el Rei

No centro histórico de Azambuja, esta casa nasce a partir de um antigo celeiro real com 200 m2 de área, construído no século XVII. O projeto de remodelação e design de interiores, da autoria do arquiteto Nuno Pestana do ateliê Alçado Versátil, reanimou este espaço, agora convertido numa casa de fim de semana para uma família com raízes no Ribatejo. As fotografias são de Nuno Martinho.

Leia a história deste projeto, aqui.

Nesta casa, a madeira é linguagem e elemento unificador

O que em tempos eram duas moradias, tornou-se numa com uma linguagem que unifica espaços e funções. A madeira foi o material de eleição para conseguir essa harmonia e tornar os interiores mais calorosos. O projeto é assinado pelo escritório Starling Architecture e as fotografias são de Emily Lindberg.

Saiba mais sobre este projeto, aqui.

0
Would love your thoughts, please comment.x