Ainda que preservando o seu caráter haussmaniano, este apartamento de 130m2 ganhou contornos retro-futuristas assentes numa nova compartimentação e numa escolha criteriosa de objetos e materiais.
Projeto: Berenice Curt Architecture / Fotografia: Cecil Mathieu / Vincent Desailly / Berenice Curt Architecture / segundo memória descritiva
Localizado perto do majestoso bairro Invalides, no coração do 7º arrondissement de Paris, este apartamento de 130 m2 é o pied-à-terre de um casal de Chicago. O projeto, preservou o caráter haussmaniano do apartamento, com a sua madeira entalhada, vitrais, piso de parquet em espinha de peixe, grandes janelas panorâmicas e lareiras de mármore.
Para adaptar o espaço aos seus novos ocupantes, o projeto começou por ajustar a compartimentação da área de estar principal. Paralelamente a este trabalho espacial, a intervenção na cozinha deu ao ambiente uma nova identidade graças à sua estética distinta, da qual se destaca a utilização do aço inoxidável, o piso de cerâmica e a ilha circular com tampo de mármore verde.
Esta combinação de materiais também se reflete na forma como as casas de banho foram trabalhadas, onde a composição é reforçada pela singularidade das superfícies de terrazzo de pedras preciosas combinadas com finos azulejos japoneses.
Para além da abordagem aos materiais, o projeto extrai a sua essência do mobiliário projetado especificamente para os espaços, para garantir a coesão total entre o cenário patrimonial e a intervenção contemporânea.
Sublinhamos a coleção de peças artesanais, que expressam uma lógica coerente baseada numa busca entre função e estética. Esses objetos, que são parte integrante da abordagem, são notavelmente expressos no design da divisória da sala de estar, que cumpre um papel duplo – como tampa de radiador e divisória espacial reflexiva.
Feito de placas de mármore de Carrara e polido como um espelho, este objeto escultural dialoga com o espaço, oferecendo uma série de tableaux através dos reflexos das suas 18 facetas inclinadas.
Em suma, este apartamento materializou-se devido a uma vontade marcante de projetar um espaço retro-futurista onde formas históricas se cruzam com peças conscientemente integradas.
Veja agora em galeria, algum do mobiliário desenhado por medida para este projeto.