O projeto assinado pelo Plume Studio, propõe uma adição contemporânea a uma casa de estilo Eduardiano, para dar resposta a uma família em crescimento que queria equilibrar os detalhes da casa original com necessidades atuais.
Projeto: Plume Studio / Fotografias: Tom Ross / segundo memória descritiva
A Wheatland House é uma casa acolhedora e cheia de luz, situada num bairro suburbano tranquilo e arborizado, em de Melbourne, Austrália.
O objetivo do projeto, contam os autores do mesmo, foi o de equilibrar as restrições patrimoniais de uma casa original (neste caso, de estilo Eduardiano) com as necessidades de uma família em crescimento. Os clientes também queriam uma direção sensorial que tornaria a casa calma e suave ao toque.
Foi feita uma nova adição, atrás da estrutura patrimonial existente, escondida da rua. As paredes perimetrais são construídas com tijolo vivo para proporcionar uma sensação de segurança e permanência, enquanto o interior é banhado por tons quentes e luz natural.
Os quatro quartos da frente da casa histórica original foram mantidos, juntamente com um grande escritório. Os três quartos das crianças estão triangulados com a casa de banho familiar, um outro pequeno lavabo e a lavandaria central e completam a área da casa existente.
Uma grande sala de estar na parte inferior da casa desce em cascata a partir da habitação original. Este espaço possui uma janela a norte que abre para um pequeno jardim que permite a entrada do sol da tarde.
A cozinha adjacente flui para a zona de refeições e, nas traseiras, por detrás de um muro de tijolo, uma garagem oferece acesso à via traseira. As portas de correr envidraçadas das áreas de estar e da cozinha abrem-se para um terraço exterior e uma área de jardim.
O sentido de ordem prevalece de uma ponta à outra da casa, juntando duas eras arquitetónicas e, no processo, criando um espaço tranquilo e habitável.