Por a 29 Agosto 2024

Uma localização de exceção e um projeto de arquitetura de excelência. Juntos tornam este pequeno hotel em Oaxaca, num paraíso para todos os sentidos. Bem-vindos ao Ennea.

Arquitetura: Jaque Studio / Fotografia: César Belio / Design de interiores: Comité de Proyectos / Paisagismo: Polen Paisaje

De certa forma, o Ennea é como um oásis dentro da crescente cidade costeira de Puerto Escondido, no México. O hotel de nove quartos, está situado numa posição elevada em relação ao mar e faz fronteira com uma reserva natural.

O projeto, com arquitetura do Jaque Studio, molda-se às condições físicas e climáticas do lugar –  a dois quarteirões da famosa praia de Punta Zicatela, em Oaxaca.

Estas incríveis condições, juntamente com a proposta arquitetónica, criam uma atmosfera que convida a desligar do quotidiano. Todo o enquadramento oferece paz e relaxamento – tanto por estar  rodeado pela vegetação caraterística da região, como por oferecer vistas amplas sobre o Oceano Pacífico.

A proposta arquitetónica consiste em três volumes principais, situados na extremidade da propriedade virada para a cidade, com o objetivo de gerar um microclima no interior do hotel que se abre para a paisagem da reserva natural.

O primeiro volume, que dá as boas-vindas aos hóspedes e é a zona de receção. Este espaço de pé-direito duplo, com pontes e escadas, é concebido como um pequeno templo de acolhimento. O seu objetivo é criar uma transição gradual da rua para os jardins, o restaurante e os quartos do hotel.

O segundo volume é a grande palapa, situada num segundo nível paralelo à praia de Punta Zicatela. A palapa, apoiada em colunas de betão aparente, permite a ventilação cruzada e oferece vistas para o jardim central, a piscina, a reserva e o mar. Por baixo do restaurante, estão estrategicamente localizadas as áreas de serviço e administração do hotel.

O terceiro volume é um prisma retangular com um piso térreo aberto e social e dois níveis superiores de quartos, todos ligados por uma grande escadaria helicoidal em betão armado.

O piso térreo funciona como uma extensão sombreada dos jardins e da zona da piscina, permitindo aos hóspedes escapar ao calor do meio-dia sem recorrer ao ar condicionado. Este volume está posicionado paralelamente à reserva e perpendicularmente à costa, com o objetivo de não obstruir a vista da baía e de tirar partido das vistas da reserva e do mar a partir de todos os quartos.

Todos os edifícios do hotel estão virados para um grande jardim, onde se encontram dois quartos estilo “casa na árvore”, uma zona de bar, um pavilhão de massagens e a piscina principal. A paleta de materiais procura emular as texturas, cores e materiais da região através de acabamentos expostos, madeiras, pedras e tecidos locais.

0
Would love your thoughts, please comment.x