Por a 13 Agosto 2024

Numa casa, mesmo com o orçamento reduzido, as cadeiras têm lugar cativo, mais dia menos dia! Deixamos-lhe algumas ideias e bons exemplos de design nacional e além-fronteiras. 

Das mais clássicas às mais irreverentes, passando pelas em estrutura de madeira e não esquecendo as que combinam materiais. Cadeiras há muitas, escolha a sua preferida.

1. Cadeira Garça, por Ilse Lang para a +55design, aqui num projeto de Maria Pellegrini, inspirada na estrutura do banco Butterfly criado por Sori Yanagi. Aço pintado nas cores ónix, corten, champanhe, lã natural e couro natural; a montagem é feita com apenas dois parafusos que unem as duas partes da cadeira.

2. Cadeira Tourinho, por Daniel Jorge, artista brasileiro de Minas Gerais, com desenho inspirado no estilo manuelino, e objeto de reflexão e de conforto. Na +55design.

3. Cadeira Youpi, por Fabrice Berrux para a Bonaldo, cuja forma original confere estilo e leveza ao espaço de jantar. É constituída por uma série de formas diferentes que se combinam para criar um conjunto harmonioso graças ao estofo em tecido ou pele.

4. Cadeiras da coleção Mine, desenvolvida pelo Studio Siegers para a Fenabel, construção simples em madeira maciça, mas com forte componente de design. O encosto e o assento têm uma ligeira curvatura, para total conforto. fenabel.pt 

5. Poltrona Yalia, da Kave Home, estrutura de madeira maciça (carvalho) com acabamento nogueira, assento feito com corda de papel e trançado à mão. A madeira com certificado FSC™ é proveniente de florestas sustentáveis com exploração controlada. Disponível em mais acabamentos.

6. Cadeira Morsetto, resultado de uma colaboração entre o designer Sergei Lvov e a marca DIZA Collective, sediada em Kiev, para a Levantin. Vencedora do prémio de design português LOOP Design Awards 2023, foi inspirada num torno vintage encontrado numa oficina de carpintaria no norte de Itália. Concebida e fabricada na Ucrânia, com amor!

7. Cadeira Click, por Josep Lluscà, pernas em polipropileno injetado com fibra de vidro, sistema de clipping que permite combinar com os modelos monocasco em arame ou pele, com proteção UV, fabricada pela Resol

8. Cadeira Max, por Arthur Casas Design, um verdadeiro desafio estrutural já que a peça conta com quatro colunas de apoio de madeira unidas por eixos metálicos. A concha, revestida de couro Texas, garante a curvatura ideal, resultando num assento compacto e confortável.

9. Cadeiras Beekat e Netkat, monoblocos, leves e empilháveis, fazem parte da família Woody, disponíveis em vários acabamentos, alturas e cores. Feitas a partir de uma única peça, facilitam o processo de reciclagem já que não precisam de ser desmontadas ou divididas em partes. Desenho de Josep Lluscà.

10. Cadeira Röhsska, pelo carpinteiro, artista e designer Fredrik Paulsen para a Blå Station, batizada com o nome do principal museu de design sueco, produzida na Suécia, em faia com 150 anos de idade proveniente de Skåne, complementada por um assento e encosto feitos de contraplacado de pinho sueco.  

11. Cadeira de jantar Titus, da Vincent & Sheppard, carvalho maciço, acabamento da estrutura na cor tabaco manchado, preto manchado ou envernizado, assento e encosto em cana tecida sobre contraplacado de carvalho.  

 12. Cadeira Type, pelo designer dinamarquês Jonas Trampedach, com encosto pensado para se assemelhar a uma escultura. Fabricada em alumínio com revestimento de silicone, a Type é leve e fácil de empilhar, ideal para a utilização no interior e no exterior. Na Hay.

13. Arco, da marca portuguesa Fenabel, em faia com acabamento supernatural, vista na edição do Salão do Móvel de Milão deste ano.

14. Ria, por Marco Sousa Santos para a Branca Lisboa, que relembra a estética modernista, e transforma a estrutura tubular elementar numa composição visual de linhas curvas. À semelhança de algum mobiliário técnico para hospitais e escolas, a Ria recupera o design óbvio e eficiente do mobiliário tubular para criar uma cadeira intemporal, forte, empilhável e bonita.

0
Would love your thoughts, please comment.x