Margarida Matias
Arkstudio é uma plataforma multidisciplinar que combina arquitetura, design de interiores e fotografia.
O estúdio pretende desafiar as fronteiras entre arquitetura e design de interiores para criar propostas enraizadas na identidade cultural e experiência sensorial da arquitetura.
O objetivo das criações do estúdio é gerar espaços que priorizem o bem-estar individual e coletivo, combinando a estética com a funcionalidade e o legado da identidade da arquitetura aliado à experiência tátil.
Margarida Matias licenciou-se em Belas Artes, com especialização em escultura na ESAD, Caldas da Rainha, e prosseguiu os seus estudos académicos com o mestrado em Arquitetura UL, Lisboa.
Ao longo do seu percurso profissional, teve a oportunidade de trabalhar em vários contextos. A sua carreira começou no centro de investigação da universidade onde se licenciou e mais tarde colaborou com vários estúdios em Copenhaga, como Dorte Mandrup ou Entasis.
Em 2013, fundou o Arkstudio, um estúdio em Lisboa dedicado a projetos de renovação e arquitetura de interiores. O trabalho desenvolvido pelo estúdio reflete alguns dos conceitos que Margarida Matias considera fundamentais para a arquitetura contemporânea, como a inclusão de valores de identidade cultural e a experiência sensorial dos materiais.
Rua da Madalena 85 3º | 1100-315 Lisboa | +351 933 327 333 | [email protected] | arkstudio.pt | Instagram
Mercearia Prado
Fotografia: Rodrigo Cardoso
A mercearia do Prado é um projeto de interiores, complementar do restaurante homónimo Prado, nos quais os conceitos de farm to table foram associados aos produtos regionais e nacionais, para criar uma identidade única.
A comercialização de produtos nacionais de alta qualidade assume uma grande importância, e deste modo a proposta de interiores recupera elementos identitários da cultura arquitectónica tradicional portuguesa.
Residencial Santos
Fotografia: Rodrigo Cardoso
Este apartamento combina conforto contemporâneo com elementos patrimoniais intemporais.
O projeto de reabilitação dos interiores do apartamento celebra a história do edifício preservando os elementos tradicionais existentes que são complementados com elementos contemporâneos.
Os tetos altos e as janelas grandes iluminam os espaços com luz natural única, criando uma atmosfera clama e convidativa.
A cor desempenha neste projeto um papel fundamental, e a seleção do esquema de cores de toda a intervenção foi realizada para enfatizar a luz natural no interior do apartamento.
Restaurante Orquidea
Fotografia: Rodrigo Cardoso
O projeto de reabilitação deste edifico classificado celebra a essência da identidade arquitectónica pombalina em Lisboa, a seleção dos materiais, e cada detalhe arquitectónico criado, remete para uma narrativa profundamente enraizada na memória coletiva da comunidade Lisboeta.
Azulejos artesanais, meticulosamente obtidos de artesãos locais usando técnicas tradicionais adornam as paredes e os balcões que, combinados com os antigos arcos de pedra, tornam-se um testamento da arte portuguesa.