Por a 27 Setembro 2024

A designer de interiores Estela Gómez remodelou a casa de apoio a um farol, em Formentera, e escolheu peças icónicas da Let’s Pause para realçar o seu conceito de design. O projeto é o sonho de qualquer um: uma casa inspirada na natureza, em frente ao mar, num ambiente isolado e longe da agitação do coração da ilha.

Projeto: Estela Gómez / Fotografia: Estela Gómez / Edição: Isabel Figueiredo

A casa é composta por duas partes, uma antiga e outra de construção recente. A parte antiga da casa foi remodelada respeitando os métodos de construção tradicionais de Formentera: paredes com reboco de cal, tetos com vigas de madeira, grossas paredes de pedra e pequenas janelas originais, a fim de manter o interior fresco e proteger os quartos do calor intenso do verão.

A parte nova foi construída adjacente à parte original, mantendo a essência da simplicidade mediterrânica. A parte antiga é a que confere à casa uma personalidade forte: a fachada é muito autêntica. Para melhorar a sua funcionalidade, as casas de banho e a cozinha foram refeitas e foi utilizado microcimento no pavimento das zonas húmidas.

De acordo com a pequena dimensão original das janelas, decidiu-se incorporar clarabóias que enchem a sala de estar, a cozinha e o quarto principal com uma bela luz zenital.

A decoração segue um estilo insular e baseia-se na utilização de materiais e fibras naturais, como é o caso do linho para vestir os quartos, da madeira não tratada, dos materiais crus. Nesta linha, o mobiliário e os elementos decorativos da Let’s Pause integram-se no ambiente, proporcionando um extra de beleza natural por via das peças artesanais feitas com materiais como esparto ou madeira de choupo…

A cozinha foi concebida para viver ao ar livre: está ligada ao alpendre e à área da piscina, criando uma fluidez entre os espaços que convida a partilhar experiências com amigos e familiares. O cheiro a maresia e os do campo entreleçam-se neste jardim. No alpendre, existe uma mesa muito grande e a piscina é apoiada por espreguiçadeiras e um banco que convida ao mais absoluto relaxamento.

A partir do quarto principal, é possível desfrutar das vistas para o mar através de uma abertura panorâmica para o exterior; debaixo desta janela há uma mesa de trabalho apoiada por dois bancos, para poder trabalhar, escrever, tomar o pequeno-almoço…

0
Would love your thoughts, please comment.x