Por a 24 Setembro 2024

O atelier Um para Um assina o projeto desta casa, onde a  austeridade plástica do betão contrasta com o aconchego do ripado de madeira. No interior, a luz, que varia ao longo do dia e das estações, invade os espaços através das amplas janelas, pátios e clarabóias, transformando-os e criando um ambiente de calma e refúgio familiar. As fotografias são de Ivo Tavares.

Projeto: Um para Um / Fotografia: Ivo Tavares Studio / segundo memória descritiva

O terreno, onde a casa está inserida, apresenta uma forma regular, mas a topografia tem um declive bastante acentuado, ascendente desde a entrada. Esta condição, naturalmente influenciou a forma e o volume da residência.

Com um design assumidamente intimista, a casa desenvolve-se essencialmente voltada para o jardim, onde se localizam todos os espaços de convivência. Esta disposição estabelece uma relação perfeita com o espaço exterior, em harmonia com a área de lazer que inclui churrasqueira e piscina.

Quanto ao programa da casa, a distribuição espacial interior é separada por funções e por pisos. A área social/serviço, no rés-do-chão, é composta pela garagem e lavandaria, separada por um pátio exterior voltado para o hall de entrada, por uma instalação sanitária de serviço, open space com cozinha, sala de jantar e sala de estar e ainda um escritório.

No primeiro andar, a área privada é composta por uma zona de estar/leitura, quartos, todos com instalação sanitária privativa, e a suíte principal com closet. Todos os quartos têm acesso direto a uma varanda voltada a nascente, com vista para a piscina.

Em relação aos materiais, a casa foi construída usando uma combinação de elementos que fornecem solidez, aconchego, durabilidade e um design atemporal.

 O principal material usado é o betão armado, oferecendo uma plasticidade austera e que garante a sua estabilidade ao longo do tempo. Já o ripado de madeira natural, usado tanto no exterior como no interior, atribui um ambiente aconchegante e de integração com a paisagem envolvente.

A luz natural em constante mudança, que penetra pelos vãos envidraçados, pelo pátio e pelas claraboias, transforma continuamente os espaços e cria uma atmosfera mutável e dinâmica ao longo do dia e ao longo das várias estações do ano, promovendo a tranquilidade e o refúgio familiar.

0
Would love your thoughts, please comment.x